Atributos físico-espaciais e configuracionais de segmentos de ruas e ocorrências de roubos a pedestres
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Data
2019Tipo
Outro título
Physical-spatial and configurational attributes of street segments and occurrences of pedestrian mugging
Assunto
Resumo
Este artigo trata das relações entre as ocorrências de roubos a pedestres em diferentes turnos e atributos físico-espaciais e configuracionais de segmentos de ruas nos 22 bairros na região central de Porto Alegre, incluindo comprimento do segmento, conectividade, integração e escolha, conexões físicas e visuais, barreiras físicas e visuais, postes de luz, número de portas de garagem, tipos de uso das edificações e os usos no pavimento térreo durante cada um dos quatro turnos. Ainda, são conside ...
Este artigo trata das relações entre as ocorrências de roubos a pedestres em diferentes turnos e atributos físico-espaciais e configuracionais de segmentos de ruas nos 22 bairros na região central de Porto Alegre, incluindo comprimento do segmento, conectividade, integração e escolha, conexões físicas e visuais, barreiras físicas e visuais, postes de luz, número de portas de garagem, tipos de uso das edificações e os usos no pavimento térreo durante cada um dos quatro turnos. Ainda, são considerados o dia da semana, mês e ano no qual o roubo a pedestre ocorreu. As ocorrências de roubos a pedestres foram coletadas na plataforma digital “Onde fui roubado” no período de 1º de janeiro de 2012 a 31 de março de 2016. Os dados obtidos foram registrados no programa QGIS sobre uma imagem de satélite da região associada a um mapa de segmentos gerado pelo programa Depthmap. Adicionalmente, foram realizadas análises estatísticas com o programa SPSS/PC. Os resultados mostram a tendência de o roubo a pedestre ocorrer nos turnos da noite e da tarde e em segmentos de ruas pouco iluminados, com baixos níveis de conexão física e visual entre as edificações e os espaços abertos públicos, com pouca quantidade de edificações de uso misto, residencial e comercial/serviços, e com pequena quantidade de usos residenciais e de atividades de serviços e comerciais nos pavimentos térreos. ...
Abstract
This paper deals with the relationship between occurrences of pedestrian mugging in different periods of the day and the physical-spatial and configurational attributes of street segments in the 22 neighbourhoods in the central region of Porto Alegre, including: segment length, connectivity, integration and choice, physical and visual connections, physical and visual barriers, lampposts, number of garage doors, types of building use, and uses at ground floor during each of the four periods of t ...
This paper deals with the relationship between occurrences of pedestrian mugging in different periods of the day and the physical-spatial and configurational attributes of street segments in the 22 neighbourhoods in the central region of Porto Alegre, including: segment length, connectivity, integration and choice, physical and visual connections, physical and visual barriers, lampposts, number of garage doors, types of building use, and uses at ground floor during each of the four periods of the day. In addition, the day of the week, month and year in which the pedestrian mugging occurred is considered. The occurrences of pedestrian mugging were collected through the digital platform “Where I was mugged” and cover the period from 01/01/12 to 31/03/16. The data obtained were recorded in the QGIS program, based on a satellite image of the region and associated to a segment map generated by the Depthmap program. In addition, statistical analyses were performed using the SPSS/PC program. The results show a tendency of pedestrian muggings to occur during the night and afternoon periods and in poorly lit street segments with low levels of physical and visual connections between buildings and open public spaces, with few buildings for residential, commercial/services and mixed uses, and with a small amount of residential uses and services and commercial activities on the ground floors. ...
Contido em
Ambiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 19, n.4 (out./dez. 2019), p. 55-77
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Nacional
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