Show simple item record

dc.contributor.authorD’Enfert, Renaudpt_BR
dc.contributor.authorBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-21T04:15:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0101-465Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204654pt_BR
dc.description.abstractNo século XIX, o sistema educacional francês e o próprio ensino estavam organizados segundo as classes sociais às quais os alunos pertenciam: a escola primária constituía a escola do povo e o ensino secundário, a escola das classes abastadas. É com relação a essa dualidade escolar que este artigo enfoca o ensino de matemática ministrado nas escolas normais primárias que se desenvolveu na França, nos anos 1830, para formar os futuros professores (homens) das escolas primárias. Quais eram, precisamente, os conteúdos desse ensino? Como ele era ministrado? Com que espírito e com quais objetivos? O propósito deste artigo é mostrar como essas instituições participaram da construção de uma cultura matemática especificamente primária para assegurar a educação dos filhos do povo, distinta da cultura escolar do ensino secundário.pt_BR
dc.description.abstractIn the nineteenth century, the French education system, and teaching itself, was organized according to the social class the pupils came from: primary education was for the working classes, and secondary education was for the wealthier classes. In relation to this ‘educational duality,’ this paper looks at the mathematics teaching provided in the écoles normales primaires (primary teacher training colleges), which developed in France in the 1830s to train future (male) primary school teachers. What, precisely, was the content of this teaching? How was it organized? In what spirit and for what purpose was it provided? The aim of the paper is to show how these schools participated in the construction of a specifically primary mathematics culture for the education of the children from the lower classes, as distinct from the scholarly culture of secondary education.en
dc.description.abstractAu XIXe siècle, le système d’enseignement français, mais aussi l’enseignement lui-même, est largement organisé en fonction des classes sociales auxquelles appartiennent les élèves: l’école primaire constitue l’école du peuple, et l’enseignement secondaire celle des classes aisées. C’est par rapport à ce contexte de “dualité scolaire” que cet article s’intéresse à l’enseignement mathématique dispensé dans les écoles normales primaires qui se développent en France dans les années 1830 pour former les futurs instituteurs (hommes) des écoles primaires. Quels sont, précisément, les contenus de cet enseignement? Comment est-il organisé? Dans quel esprit et pour quels objectifs est-il dispensé? L’objet de cet article est de montrer comment ces établissements participent à la construction d’une culture mathématique spécifiquement primaire pour assurer l’éducation des enfants du peuple, distincte de la culture scolaire de l’enseignement secondaire.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação. Vol. 42, n. 2 (maio/ago. 2019), p. 165-177.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary schoolen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFranceen
dc.subjectEscola normalpt_BR
dc.subjectNineteenth centuryen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectÉcole primairefr
dc.subjectEducação : Françapt_BR
dc.subjectFormation des enseignantsfr
dc.subjectFrancefr
dc.subjectSiècle XIXfr
dc.titleEnsino de matemática nas escolas normais primárias francesas, 1830-1848 : desafios sociais e culturais para a formação de professores primáriospt_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching in French écoles normales primaires, 1830-1848 : social and cultural challenges to the training of primary school teachersen
dc.title.alternativeL’enseignement mathématique dans les écoles normales primaires françaises, 1830-1848 : enjeux sociaux et culturels de la formation des maîtres d’écolefr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109875pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record