Objetos portáveis : a joia como suporte artístico na obra de Maria Ivone dos Santos
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Desenvolvidos como híbridos entre arte e joia, os objetos portáveis da artista Maria Ivone dos Santos (Vacaria, 1958) evocam a possibilidade da joia configurar-se como suporte para o objeto artístico, quando concebida como extensão da poética de seu criador. O presente trabalho apresenta e analisa a joia de artista e os objetos portáveis de dos Santos como objetos de arte, discutindo os seus modos inserção no sistema da arte através dos conceitos de autonomia de Pierre Bourdieu (1989), pós-auto ...
Desenvolvidos como híbridos entre arte e joia, os objetos portáveis da artista Maria Ivone dos Santos (Vacaria, 1958) evocam a possibilidade da joia configurar-se como suporte para o objeto artístico, quando concebida como extensão da poética de seu criador. O presente trabalho apresenta e analisa a joia de artista e os objetos portáveis de dos Santos como objetos de arte, discutindo os seus modos inserção no sistema da arte através dos conceitos de autonomia de Pierre Bourdieu (1989), pós-autonomia de Néstor García Canclini (2016) e artificação de Nathalie Heinich e Roberta Shapiro (2013), sendo este último a metodologia aplicada ao objeto de estudo. ...
Abstract
Developed as hybrids between artwork and jewelry, Maria Ivone dos Santos’ (Vacaria, 1958) portable objects evoke that jewelry can be an artistic support when conceived as an extension of the creator’s own poetic. The present work poses and analyses artists jewelry and dos Santos’ portable objects as artworks, discussing their insertion in the art system through concepts as autonomy by Pierre Bourdieu (1989), post-autonomy by Néstor Garcia Canclini (2016) and artification by Nathalie Heinich and ...
Developed as hybrids between artwork and jewelry, Maria Ivone dos Santos’ (Vacaria, 1958) portable objects evoke that jewelry can be an artistic support when conceived as an extension of the creator’s own poetic. The present work poses and analyses artists jewelry and dos Santos’ portable objects as artworks, discussing their insertion in the art system through concepts as autonomy by Pierre Bourdieu (1989), post-autonomy by Néstor Garcia Canclini (2016) and artification by Nathalie Heinich and Roberta Shapiro (2013), the latter being the methodology applied to the object of study. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License