Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Douglas Grando dept_BR
dc.contributor.authorVera Rey, Elkin Adolfopt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T04:10:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204487pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educa-cionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a dis-tância, foi planejado tendo como base a Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Seu objetivo foi congregar licenciandos de Física colombianos e brasileiros, buscando favorecer o eventual surgimento de uma Comunidade de Prática interessada no desenvolvimento de Práticas Educacionais Abertas no Ensino de Física. Realizado ao longo de doze semanas, com carga horária de 30h, o curso contou com a participação inicial de 40 licenciandos de Física. Destacam-se, nas atividades do cur-so, a busca e ensaio de solução de situações-problema da sala de aula de professores de Física, através do trabalho colaborativo em equipes. Todas as atividades conjuntas foram realizadas em ambientes de comu-nicação e de trabalho colaborativo virtuais e open source. Após o fim do curso, alguns dos participantes demonstraram interesse na continuidade das ideias e atividades – desenvolvendo um trabalho conjunto até a presente datapt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present an experience report of the design and im-plementation of a distance learning course focused on Open Educational Resources (OER) and based on Etienne Wenger's Social Theory of Learning. The main goal was to bring together Brazilian and Colombian undergraduates to start a future Community of Practice around the use of OER in physics education. The course was carried out in 30 hours over the period of twelve weeks with the enrollment of 40 pre-service physics teachers. As main activities, we can highlight the collaborative work involved in the search for classroom problem-situations, faced by physics teachers at high school, that can be tackled using OER, as well the elaboration of the respective plans solve it. All joint activities were carried out in virtual and open source digital platforms. After the end of the course, some of the participants demonstrated interest in to keep in touch and have been working together to dateen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 36, n. 3 (dez. 2019), p. 795-817pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOpen Educational Resourcesen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectOpen Educational Practicesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectCommunity of Practiceen
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectTeachers’ Educationen
dc.subjectPhysics Educationen
dc.titleRecursos educacionais abertos para o ensino de física : um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianospt_BR
dc.title.alternativeOpen educational resources for physics education : an extension course for brazilian and colombian undergraduates en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001108518pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples