Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKonrath, Germanapt_BR
dc.contributor.authorReyes, Paulo Edison Belopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T04:10:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2446-9696pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204383pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata do potencial de transformação que trabalhos desenvolvidos pelo artista belga-mexicano, Francis Alÿs, apresentam em relação à nossa forma de pensar e de ocupar a cidade, tanto espacial quanto temporalmente. Muitas de suas ações têm o espaço público como território de atuação, questionando seus limites físicos e conceituais. Partimos de quatro delas, realizadas na América Latina, entre 1994 e 2006, para discutir a “burocratização do amanhã” que toma lugar na urbe contemporânea. O artigo fundamenta-se na noção de “direto à cidade” desenvolvida por Lefebvre, que é 30 Germana Konrath e Paulo Edison Belo Reyes InSitu, São Paulo, 5 (1): 29-48, Jan/Dez. 2019 atualizada através de autores contemporâneos a Alÿs: Rancière, Deleuze e Guattari. A intenção é identificar plataformas de pensamento crítico que proponham novos modos de pensabilidade e articulação de nossa vida urbana, fugindo à linearidade e ao pragmatismo dos discursos dominantes.pt_BR
dc.description.abstractThis article approaches the transformation potential of works by Belgian-Mexican artist Francis Alÿs and its relations to our ways of thinking and occupying the city, both spatially and temporally. Many of the actions carried out by Alÿs have the public space as a territory of performance, questioning its physical and conceptual limits. The study explores four of them, held in Latin America between 1994 and 2006, in order to discuss the “bureaucratization of tomorrow” that takes place in the contemporary city. The article is based on the notion of “the right to the city” developed by Lefebvre, which is updated through other authors, contemporary to Alÿs: Rancière, Deleuze and Guattari. The article aims to identify platforms of critical thinking that propose new ways of thinkingness and articulations about urban life, avoiding the linearity and pragmatism of dominant discourses.en
dc.description.abstractEste artículo trata del potencial de transformación que trabajos desarrollados por el artista belga-mexicano, Francis Alÿs, presentan en relación a nuestra forma de pensar y de ocupar la ciudad, espacial y temporalmente. Muchas de sus acciones tienen el espacio público como territorio de actuación, cuestionando sus límites físicos y conceptuales. Partimos de cuatro de ellas, realizadas en América Latina, entre 1994 y 2006, para discutir la “burocratización del mañana” que toma lugar en la urbe contemporánea. El artículo se fundamenta en la noción de “derecho a la ciudad” desarrollada por Lefebvre, que es actualizada a través de autores contemporáneos a Alÿs: Rancière, Deleuze y Guattari. La intención es identificar plataformas de pensamiento crítico que propongan nuevos modos de pensabilidad y articulación de nuestra vida urbana, huyendo a la linealidad y al pragmatismo de los discursos dominantes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInSitu: revista do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano. São Paulo. Vol. 5, n.1 (2019), p. 29-47pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlÿs, Francis, 1959-pt_BR
dc.subjectFrancis Alÿsen
dc.subjectPublic spaceen
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectFrancis Alÿses
dc.subjectEspacio publicoes
dc.subjectArte contemporáneoes
dc.subjectPolíticaes
dc.titleA ocupação do tempo e do espaço na poética urbana de Francis Alÿspt_BR
dc.title.alternativeThe occupation of time and space in Francis Alÿs’ urban poetic en
dc.title.alternativeLa ocupación del tiempo y espacio en la poética urbana de Francis Alÿs es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109071pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples