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dc.contributor.advisorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorCunha, Silas Goulart dapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-15T04:15:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204284pt_BR
dc.description.abstractOs dispositivos móveis, como os smartphones, são aparelhos muito populares entre os estudantes. A cada ano cresce o número de aplicativos para esses aparelhos abordando conteúdos de química. O presente trabalho relata o desenvolvimento do jogo SegurLab 2D, um jogo sobre segurança no laboratório contendo duas atividades. A Atividade 1, dedicada aos símbolos e sinais que são usados para a identificação de substâncias perigosas, foi desenvolvida com base em jogos do tipo quiz, abordando os pictogramas do sistema GHS e o Diagrama de Hommel. A Atividade 2, baseada na identificação de situações de risco ou comportamentos inapropriados dentro do laboratório através de ilustrações, foi desenvolvida com o auxílio de professores e profissionais do Instituto de Química da UFRGS, com a finalidade da obtenção de situações de risco que são vivenciadas no laboratório. Os protótipos das duas atividades foram testados por estudantes de cursos de química da UFRGS. Os resultados apontam que o jogo pode funcionar como uma ferramenta para complementar as aulas sobre segurança no laboratório. O jogo também poderá ser usado como forma de avaliar o conhecimento dos professores e funcionários com relação à segurança no laboratório, com a finalidade de oferecer cursos de treinamento e capacitação. Os dados desse trabalho permitirão o posterior desenvolvimento do jogo para dispositivos móveis.pt_BR
dc.description.abstractMobile devices such as smartphones are very popular devices among students. Each year the number of applications addressing chemistry contents for these devices increase. The present work reports the development of the game SegurLab 2D, a game about laboratory safety containing two activities. Activity 1, dedicated to the symbols and signs that are used for the identification of dangerous substances, was developed based on quiz games addressing the GHS system pictograms and the Hommel Diagram. Activity 2, based on the identification of risk situations or inappropriate behaviors within the laboratory through illustrations, was developed with the help of professors and professionals from the Institute of Chemistry of UFRGS, with the purpose of obtaining risk situations that are experienced in the lab. The prototypes of the two activities were tested by students of Chemistry courses at UFRGS. The results indicate that the game can serve as a tool to complement laboratory safety classes. The game can also be used as a means of evaluating the teachers' and staff's knowledge on laboratory safety in order to provide training courses. The data of this work will allow the further development of the game for mobile devices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLaboratory safetyen
dc.subjectSeguranca em laboratoriospt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectTeaching chemistryen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectGamesen
dc.titleDesenvolvimento do jogo Segurlab 2d : uma alternativa para abordar segurança no laboratório no ensino de químicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100399pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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