Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorDantas, Claudio Rejane da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBarp, Jefersonpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:04:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-4866pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204022pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir como a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel pode ser articulada de forma eficaz à metodologia de “ensino por microprojetos” (Hernández & Ventura, 1998) como uma possibilidade, não a única, de introduzir temas de Física na escola pública de Ensino Fundamental. A metodologia pode funcionar como um “organizador prévio” na formação de subsunçores iniciais e como uma experiência positiva capaz de gerar predisposição ao estudo da Física. Realizamos dois estudos junto a escolas da rede pública de Porto Alegre, RS, e obtivemos resultados encorajadores, embora não se possa, de forma conclusiva, demonstrar que houve aprendizagem significativa. Isto demandaria um acompanhamento de longo prazo e uma análise mais detalhada. Mesmo assim, os/as professores/as e os estudantes das escolas investigadas demonstraram entusiasmo com a experiência, tendo a estratégia conseguido gerar interações nos grupos, incitado a formação de questões de pesquisas e de conceitos físicos introdutórios, e colocado os estudantes no papel de agentes ativos na elaboração de um plano de pesquisa, promovendo certas reflexões sobre o processo de investigação em Ciências.pt_BR
dc.description.abstractIn this text we aim to present and discuss how David Ausubel's Significant Learning Theory can be effectively articulated to the methodology of "teaching by microprojects" (Hernández & Ventura, 1998) as a possibility, not the only one, to introduce themes of Physics in the public elementary school. The methodology can function as a "prior organizer" in the construction of initial concepts and as a positive experience able to produce predisposition to the study of Physics. We have conducted two studies with public schools in Porto Alegre, RS, and we have obtained encouraging results, although we cannot conclusively demonstrate that there was significant learning. This would require long-term follow-up and more detailed. However, the teachers and students in the schools surveyed were enthusiastic about the experience, the strategy managed to generate engagement in the groups, prompted the formation of research questions and introductory physical concepts, and placed the students in the role of active agents in the elaboration of a research plan, promoting certain reflections on the process of science researchen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Dynamis. Blumenau, FURB. Vol. 25 no. 3 (2019), p. 52-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectMethodology of teaching by microprojectsen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectPrior organizeren
dc.titleA teoria da aprendizagem significativa articulada ao “ensino por microprojetos” : uma possibilidade ao letramento científicopt_BR
dc.title.alternativeThe theory of significant learning articulated to “microproject teaching” : a possibility for scientific literacyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001106616pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples