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dc.contributor.advisorReichert, Fernanda Macielpt_BR
dc.contributor.authorFerracini, Gabriel de Siqueirapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:03:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203840pt_BR
dc.description.abstractA aplicação da metodologia ágil é recente como opção para o gerenciamento de projetos em diferentes áreas do mercado. Em paralelo, surge cada vez mais nas empresas a área de Customer Success, focada não somente no atendimento, mas na entrega de sucesso para seus clientes. O presente trabalho teve como objetivo identificar de que maneira a área de Customer Success aplicou e adaptou a Metodologia Ágil em seu processo de gerenciamento de clientes. A pesquisa foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas em profundidade com quatro profissionais da área que participaram da aplicação e da evolução da metodologia utilizada atualmente, além da observação da gestão visual e das ferramentas utilizadas. O resultado da pesquisa permite concluir que a aplicação da metodologia ágil adaptada à realidade de Customer Success impacta positivamente o gerenciamento dos clientes como projetos. Além disso, observou-se a constante evolução do modelo aplicado e adaptado de acordo com as necessidades vigentes, evidenciando a flexibilização para a aplicação em outras áreas e empresas.pt_BR
dc.description.abstractThe application of the agile methodology is recent as an option for the project management in different areas. At the same time, more and more companies are investing in Customer Success, focused not only on client service, but on delivering success to their customers. The present study aimed to identify how the Customer Success area applied and adapted the Agile Methodology in its customer management process. The methodology consisted of a research through semi-structured interviews with four Customer Success professionals who participated in the application and the evolution of the current method, along with the observation of the resources used by the area. The research results allows us to conclude that the application of agile methodology adapted to the reality of Customer Success positively impacts client management as projects. Furthermore, a constant evolution was observed, as the model was adapted according to the current needs, showing flexibility for the application in different areas and companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCustomer successen
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectSucessopt_BR
dc.subjectAgile methoden
dc.subjectScrumen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectKanbanen
dc.titleAplicação da metodologia ágil : estudo de caso na área de Customer Success em uma empresa de tecnologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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