Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalvagni, Julicept_BR
dc.contributor.authorFarias, Flávia Matospt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:03:13Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203806pt_BR
dc.description.abstractEste estudo procurou esclarecer se o sistema gerencialista repercute no desempenho acadêmico dos estudantes-trabalhadores da Escola de Administração UFRGS, e como isso implica nas suas trajetórias acadêmicas. Foi realizado um estudo do mercado de trabalho, contextualizado o ambiente neoliberal em que os estudantes-trabalhadores estão inseridos e a racionalização do trabalho praticada pelas organizações. Buscou-se apresentar as repercussões do uso constante de indicadores e a visão utilitarista de valores nas vidas dos indivíduos submetidos a este modelo. A formação do administrador brasileiro foi analisada a luz dos estudos sobre a origem do curso, apresentando também dimensões referentes à literatura Pop-management e suas influências no autodesenvolvimento dos atores envolvidos. Com a contextualização do ambiente de trabalho e a formação a que os estudantes-trabalhadores desta Universidade estão inseridos, é analisado o adoecimento social por consequência do método gerencialista. Para isto, foi feita uma entrevista para alunos que estudam nesta Universidade e trabalham com carga horária maior ou igual a 44 horas semanais e os dados foram obtidos por meio da análise de discursos. Após a análise dos dados, foi possível afirmar que a dedicação ao desempenho acadêmico dos alunos no início do curso é superior ao final do curso. Esta queda na dedicação dos alunos está associada ao modo gerencialista que eles estão expostos em suas rotinas. Por perceberem-se sobrecarregados com questões profissionais, os estudantes-trabalhadores utilizam o critério de avaliação de tempo por resultado obtido, o que os leva a priorizar as questões que necessitam de atenção em momentos de urgência, levando ao sofrimento psíquico, por não conseguirem dedicar-se às atividades tanto quanto gostariam.pt_BR
dc.description.abstractThis study sought to clarify if the managerial system has repercussions on the academic performance of student-workers of the UFRGS School of Administration, and how this implies in their academic trajectories. It was carried out a study of the scenario in which the youth is inserted in the job market and contextualized the neoliberal environment in which the student-workers are inserted and the rationalization of the work practiced by the organizations. The aim was to present the repercussions of the constant use of indicators and the the utilitarian view of values in the lives of individuals submitted to this model. The training of the Brazilian administrator was analyzed in the perception of the studies about the origin of the course and its arrival in Brazil, also presenting recurrent use in the Pop-management literature and its influence on the self-development of the actors involved. With the contextualization of the work environment and the training to which the student-workers of this University are inserted, the social ill-health is analyzed as consequence of the management method. For this, an interview was made with students who study at this University and work with a workload greater than or equal to 44 hours per a week and the data were analyzed through discourse analysis. After analyzing the data, it was possible to affirm that the dedication to the academic performance of the students at the beginning of the course is superior if compared to the end of the course. This decline in students' dedication is associated with the management way that they are exposed in their routines. Because they perceive themselves to be overwhelmed with professional questions, student-workers use the criterion of time evaluation by the result obtained, which leads them to prioritize the questions that need attention in moments of urgency, leading to psychic suffering, because they cannot devote as much as they would like.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurso de administraçãopt_BR
dc.subjectManagementen
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectAcademic achievementen
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectStudent healthen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSocial illnessen
dc.titleRepercussões dos modelos gerencialistas sobre a vida acadêmica de estudantes-trabalhadores vinculados ao Curso de Administração da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106762pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples