Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Rodrigo Reszkapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:14:40Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn1676-5648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20376pt_BR
dc.description.abstractNo setor de fitness, que cresce em expressão econômica, percebe-se um movimento que poderia sugerir um retrocesso: a adoção dos princípios e das técnicas da organização científica do trabalho (OCT) combinadas ao sistema de franquia, ambos práticas de gestão já consolidadas. Chama ainda a atenção o fato de o fenô meno ocorrer em um segmento supostamente refratário a essa adoção, sobretudo porque é valorizado como uma atividade artística em que predominam as competências pessoais, algumas tidas como habilidades inatas, efetivos talentos pessoais, a exemplo da criatividade. O objetivo principal deste trabalho é responder à seguinte questão: seriam a OCT, a criatividade e a inovação construtos incompatíveis entre si? Para realizar o seu intento, os autores combinam as informações coletadas em websites e entrevistas, bem como as suas próprias observações. Ao final, sugere-se que as repercussões no ambiente analisado, apesar de já se revelarem significativas, estão ainda em estágio inicial.pt_BR
dc.description.abstractIn the fast growing fitness industry the use of scientific organization of work might suggest a backward trend. These managerial practices are also associated with franchising as a business model. It is paradoxical because the industry is averse to the practices and to the business model as well because the fitness is valued as an artistic activity where personal skills, sometimes considered inborn, such as individual gifts and creativity should predominate. The main goal of this article is to answer the following question: are scientific organization of work, creativity and innovation compatible at all? The attempt to answer was made possible by visiting many websites, interviewing people and observingthe fitness businesses. It was found that at the organizational level the scientific organization of work is a limitation to creativity and innovation, but not eliminating them entirely. Thus the paradox remains and might bring further developments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRAE - eletrônica. São Paulo. Vol. 5, n. 2 (jul./dez. 2006), p. 1-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific managementen
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectFranchisingen
dc.subjectInovacao e criatividadept_BR
dc.subjectAdministração científicapt_BR
dc.subjectGlobalizationen
dc.subjectFitnessen
dc.subjectFranquiapt_BR
dc.subjectMarketen
dc.titleOrganização científica do trabalho reinventa um mercado tradicional : o caso do fitnesspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000599120pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples