Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEvangelho, Bianca Vasconcelos dopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Luciane Machado dept_BR
dc.contributor.authorDorneles, Pedro Fernando Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:02:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203745pt_BR
dc.description.abstractNo presente trabalho são apresentados os resultados de entrevistas com licenciandos em Física da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Campus Bagé, com o objetivo de identificar e compreender que fatores se tornaram determinantes para os alunos continuarem no curso. Foram realizados grupos focais com estudantes que se encontravam a partir do quarto semestre. Os dados coletados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada, que é uma metodologia de análise qualitativo-interpretativa. Ao longo do estudo, coleta e análise dos dados, foi possível observar que os entrevistados se encontravam motivados para concluírem sua graduação, inclusive com interesse em continuarem seus estudos em Pós-Graduações na área de Física. Como resultados preliminares, obtivemos que o PIBID1, a disponibilidade dos professores para atender os alunos, a interação com os colegas e a infraestrutura (em especial do Laboratório de Instrumentação) parecem ser fatores que contribuíram significativamente para a formação dos licenciandos e para sua decisão de permanência no curso.pt_BR
dc.description.abstractIn the present work are interviewed undergraduate students in physics at the Federal University of Pampa – Unipampa, Campus Bagé, with the objective of identifying factors that became determinant for the pupils to continue in the course. Interviews were conducted with students who were from the fourth semester. The collected data were analyzed according to the grounded theory, which is a methodology of qualitative-interpretative analysis. Throughout the study, data collection and analysis, it was possible to observe that the interviewees were motivated to conclude their graduation, including with interest in continuing their studies in post-graduation courses in the physics area. As preliminary results, we have that the PIBID, the availability of teachers to attend students, the interaction with colleagues and the infrastructure (the laboratory of instrumentation) are the factors that contributed Formation of the licensees.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 16, n. 3 (2019), p. 501-515pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPermanencyen
dc.subjectPermanência na escolapt_BR
dc.subjectPhysics teacher students;en
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titlePermanência no curso de Licenciatura em Física da Unipampa Campus Bagé : um estudo exploratório com estudantes em fase final de cursopt_BR
dc.title.alternativeRetention in the course of Degree in Physics of the Unipampa Campus Bagé : an exploratory study with students in final phase of courseen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001106545pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples