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dc.contributor.advisorCarrard, Vinícius Coelhopt_BR
dc.contributor.authorProhny, João Paulo Stanisloviczpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-07T04:04:58Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202350pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo quase-experimental foi avaliar o impacto de um curso EAD de Estomatologia associado ao uso da rede social Facebook™ como ferramenta de facilitação no desempenho dos participantes. A amostra foi composta por 159 estudantes de odontologia e 565 cirurgiões-dentistas que se inscreveram em um curso autoinstrucional à distância sobre diagnóstico de lesões bucais com 60 horas de duração. Os participantes foram submetidos a um teste de capacidade diagnóstica baseado em 30 casos ilustrados por fotos clínicas antes e depois do curso (pré e pós-teste). Três questões eram aplicadas para cada caso: (a) classificação da lesão (benigna, potencialmente maligna ou maligna), (b) diagnóstico clínico e (c) conduta que adotaria caso recebesse o caso na sua rotina (encaminharia o caso para consulta com especialista ou diagnosticaria, mas não trataria ou diagnosticaria e trataria o caso). Todos inscritos no curso foram convidados a participar de uma comunidade virtual do curso no Facebook™, com o objetivo de facilitar interação e aumentar o seu engajamento. Participantes que entraram e que não entraram na comunidade tiveram o seu desempenho comparado. As taxas de evasão e de aprovação também foram avaliadas. Ao final do curso, estudantes e dentistas obtiveram aumento no percentual de acertos na classificação das lesões, contabilizando, respectivamente, 86,7% e 86,7% (p<0,01, teste Wilcoxon). Melhoras de desempenho significativas (teste Wilcoxon, p<0,01) também foram demonstradas no percentual de acertos para o diagnóstico clínico. Além disso, observou-se aumento da resolutividade para lesões benignas de 86,7% para estudantes e 80,0% para dentistas. A melhora no desempenho quanto à classificação da natureza da lesão foi maior no grupo de estudantes que participaram da comunidade do Facebook™ (teste U de Mann-Whitney, p<0,05) do que a observada no grupo de indivíduos que não utilizaram esse recurso (10,0% e 3,4% respectivamente). O mesmo não aconteceu no grupo de dentistas. Conclui-se que a utilização da rede social é um possível recurso pedagógico mediador na construção do conhecimento e formação do aprendizado colaborativo entre os estudantespt_BR
dc.description.abstractThe aim of this quasi-experimental study was to evaluate the impact of a distance learning course of Stomatology associated to the use of the social network Facebook™ as a tool of facilitation in the participants' performance. The sample consisted of 159 dentistry students and 565 dental surgeons that were enrolled in a 60-hour self-instructional distance course on diagnosis of oral lesions. Participants underwent a diagnostic capacity test based on 30 cases illustrated by clinical photos before and after the course (pre and post test). Three questions were applied for each case: (a) classification of the lesion (benign, potentially malignant or malignant), (b) clinical diagnosis and (c) conduct that would be adopted if the case was received in its routine (refer the case to a specialist or diagnose, but would not treat or diagnose and treat the case). All enrolled in the course were invited to participate in a virtual community of the course on Facebook™, in order to facilitate interaction and increase their engagement. Participants who joined and who did not join the community had their performance compared. Evasion and approval rates were also assessed. At the end of the course, students and dentists obtained an increase in the percentage of correct answers regarding the classification of the lesions, accounting for, respectively, 86.7% and 86.7% (p <0.01, Wilcoxon test). Significant performance improvements (Wilcoxon test, p <0.01) were also demonstrated in the percentage of correct answers for the clinical diagnosis. In addition, there was an increase in the resolution for benign lesions of 86.7% for students and 80.0% for dentists. The improvement in performance was greater in the group of students who participated in the Facebook™ community (Mann-Whitney U test, p <0.05) than that observed in the group of individuals who did not use this resource (10.0% and 3.4% respectively). The same did not happen in the group of dentists. It is concluded that the use of the social network is a possible mediating pedagogical resource in the construction of knowledge and the formation of collaborative learning among students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectSocial networken
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectOral diagnosisen
dc.subjectDiagnóstico bucalpt_BR
dc.subjectStomatologyen
dc.subjectEstomatologiapt_BR
dc.titleAvaliação do impacto de um curso EAD de estomatologia associado ao uso de uma rede socialpt_BR
dc.title.alternativeImpact evaluation of a distance learning course on stomatology associated to the use os a social network en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001096750pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia/Área de concentração em Patologia Bucalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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