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dc.contributor.advisorCardoso, Marcelo Francisco da Silvapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Douglas Brandãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-30T04:06:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202211pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca explorar aspectos que estão associados às dimensões motivacionais para a prática regular de atividades físicas na academia do Condomínio Alphaville Porto Alegre. Participaram desta pesquisa 78 adultos na faixa etária de 18 a 70 anos de ambos os sexos (homens 38; 48,7 %; mulheres 40; 51,3 %) que praticam regularmente atividades físicas na academia do Condomínio Alphaville Porto Alegre. O instrumento utilizado foi um questionário que consiste em um Inventário de Motivação para a prática de atividade física IMPRAFE -54 proposto por Balbinotti e Barbosa (2006) no qual objetiva avaliar as seis dimensões motivacionais: Controle de estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer. O questionário é composto por 54 itens separados em 9 blocos agrupados em 6 itens cada um, utilizando uma escala bidirecional, de tipo Likert, graduada em cinco pontos, indo de “isto me motiva pouquíssimo” (1) a “isto me motiva muitíssimo” (5). Os dados foram analisados no software SPSS V.20 e o nível de significância mantido em 0,05. Os perfis nos fatores de motivação de mulheres e homens são muito semelhantes, se destacam com maior importância para a prática de atividade física na academia a saúde (35,90 ± 3,49) e o prazer (33,19 ± 5,42). As mulheres apresentaram índices médios maiores que os homens na maioria dos fatores de motivação, com exceção do fator competitividade, que foi um pouco mais elevado para os homens (11,68 ± 5,24; 12,61 ± 6,88). Os resultados evidenciam que as dimensões motivacionais Saúde e Prazer são as que mais motivam os praticantes de atividade física em academia. Conclui-se que o perfil dos praticantes de atividade física na academia do Condomínio Alphaville difere de outros estudos semelhantes e para o professor esta é uma informação relevante para que ele use estratégias em suas aulas fazendo com que os alunos alcancem seus objetivos, aumentando sua frequência e permanência nos treinamentos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study seeks to explore aspects that are associated with motivational dimensions for the regular practice of physical activities in the Academy of the Alphaville Porto Alegre condominium. 78 adults aged 18 to 70 years of both sexes participated in this research (men 38; 48.7%; women 40; 51.3%) Who regularly practice physical activities in the Academy of the Alphaville Porto Alegre condominium. The instrument used was a questionnaire consisting of a motivation inventory for the physical activity practice IMPRAFE-54 proposed by Balbinotti and Barbosa (2006) in which it aims to evaluate the six motivational dimensions: Stress control, health, Sociability, competitiveness, aesthetics and pleasure. The questionnaire consists of 54 items separated into 9 blocks grouped into 6 items each, using a bidirectional scale, Likert-type, graduated in five points, going from "This motivates me very little" (1) to "This motivates me very much" (5). The data were analyzed in the software SPSS V. 20 and the level of significance was maintained in 0.05. The profiles in the factors of motivation of women and men are very similar, stand out with greater importance for the practice of physical activity in the Health Academy (35,90 ± 3,49) and pleasure (33,19 ± 5,42). Women had higher mean indices than men in most motivation factors, except for the competitiveness factor, which was slightly higher for men (11,68 ± 5,24; 12,61 ± 6,88). The results show that the motivational dimensions of health and pleasure are the ones that motivate the practitioners of physical activity in academia. It is concluded that the profile of practitioners of physical activity in the Academy of the Alphaville condominium differs from other similar studies and for the teacher this is relevant information for him to use strategies in his classes to make students reach their Increasing their frequency and permanence in training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGymen
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectPhysical activityen
dc.titleFatores motivacionais de alunos de uma academia de ginástica do Condomínio Alphaville em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106612pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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