Show simple item record

dc.contributor.advisorPires, Veruskapt_BR
dc.contributor.authorDornelas, Richard de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-30T04:05:55Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202181pt_BR
dc.description.abstractOs estágios curriculares sintetizam diferentes etapas da formação inicial e se configuram como um marco para a elaboração intersubjetiva do que é ser professor pelo acadêmico. Neste contexto que se concretizou a necessidade de investigar quais os resultados atingidos pelas propostas implementadas pelos os estágios de docência do curso de licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS. No entanto, aqui o foco foi à percepção do acadêmico, isto é identificar como o protagonista deste processo percebeu o momento do estágio curricular para a sua formação como professor de Educação Física. Assim, o problema do estudo permeou a seguinte questão: Na percepção do estudante estagiário, quais são os limites e perspectivas da proposta de estágio curricular do curso de Educação Física – licenciatura da ESEFID? A pesquisa de caráter qualitativo se pautou em um desenho descritivo e teve como objetivo analisar a percepção do estudante estágio sobre as propostas de estágios de docência. Participarão do estudo todos os acadêmicos matriculados nas disciplinas de estágio, onde estes responderão a um questionário com questões abertas e fechadas sobre os limites e perspectivas dos estágios do seu curso. Os resultados nos mostram que os estágios apresentam alguns limites que estão ligados à escola em que é realizado a pratica, tais como material didático, espaço físico e uma não participação efetiva do professor supervisor na pratica de estagio. Porém foi constatado como algo positivo nos estágios a descoberta pela vocação, experimentar a docência e ter contato com o aluno. A possibilidade dos estagiários vivenciarem uma experiência real do que é ser professor é importante no processo de formação desse acadêmico, porém devemos dar ouvidos aqueles que estão nesse processo para que essa experiência seja entendida no ponto de vista dos estagiários.pt_BR
dc.description.abstractThe curricular stages synthesize different stages of the initial formation and are configured as a milestone for the intersubjective elaboration of what it is to be a teacher by the academic. In this context, the need to investigate the results achieved by the proposals implemented by the teaching interns of the undergraduate degree in Physical Education at ESEFID / UFRGS has materialized. However, here the focus was on the perception of the academic that is to identify how the protagonist of this process perceived the moment of the curricular internship for his formation as professor of Physical Education. Thus, the problem of the study permeated the following question: In the student trainee's perception, what are the limits and perspectives of the curricular internship proposal of the Physical Education course - undergraduate degree from ESEFID? The qualitative research was based on a descriptive design and had as objective to analyze the perception of the student stage on the proposals of stages of teaching. Participation of the study will be all the students enrolled in the internship subjects, where they will respond to a questionnaire with open questions and closed on the limits and perspectives of the stages of its course. The results show that the stages present some limits that are related to the school in which the practice is practiced, such as didactic material, physical space and an effective participation of the supervising teacher in the practice of internship. However, the discovery of vocation, experience of teaching and contact with the student was positive. The possibility of the trainees experiencing a real experience of what it is to be a teacher is important in the process of formation of this academic, but we must listen to those who are in this process so that this experience is understood in the point of view of the trainees.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurricular internshipen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTeaching in Physical Educationen
dc.titleLimites e perspectivas dos estágios de docência do curso de formação de professor(a) de educação física da ESEFID/UFRGS : o olhar do estudante estagiáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106988pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record