Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCardoso, Lisiane Torres ept_BR
dc.contributor.authorÁvila, Flávia da Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-30T04:05:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202172pt_BR
dc.description.abstractNa Educação Infantil, as crianças querem explorar os potenciais motores dos seus corpos à medida que se movimentam pelo espaço. A imaginação, a representatividade e o brincar, principalmente o brincar de faz-de-conta, são alguns dos aspectos principais para o desenvolvimento integral da criança, nessa faixa etária; e as histórias infantis são um importante recurso de conexão com o imaginário das crianças. A partir da elaboração de um programa de Educação Física com aulas planejadas com o contexto de histórias infantis, este trabalho tem por objetivos: a) expressar os principais desafios e êxitos alcançados no exercício da docência da Educação Física e b) descrever os comportamentos sociais e engajamento das crianças nas aulas de Educação Física. Trata-se de um Relato de Experiência de Caso Situacional, de delineamento descritivo exploratório (GAYA & GAYA, 2018), realizado por meio de Estágio Curricular Não Obrigatório, com uma turma de Jardim B, com crianças entre 5 anos e 5 anos e 11 meses, da Creche Vera Fabrício Carvalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no período de abril a junho de 2018, totalizando 12 aulas realizadas. A impossibilidade da realização de reunião semanal com as educadoras que atuam na turma e a resistência de uma delas para colaborar com a realização desse trabalho foram os principais desafios encontrados na realização desse estudo. Dentre os êxitos alcançados estão o trabalho integrado realizado com a outra docente da turma, que sempre apresentou atitudes colaborativas e a participação ativa das crianças durante as aulas realizadas. O engajamento das crianças foi bastante efetivo, situações de conflitos entre as crianças e atitudes desafiadoras em relação à professora foram raramente observadas.pt_BR
dc.description.abstractIn Early Childhood Education, children want to explore the potential engines of their bodies as they move through space. Imagination, representativeness and play, especially play pretending, are some of the main aspects for the integral development of the child, in this age group; and children's stories are an important resource for connecting children's imaginations. The objectives of this work are: a) to express the main challenges and successes achieved in the exercise of teaching Physical Education and b) to describe the social behaviors and engagement of children in Physical Education classes. This is a Situational Case Report of an Exploratory Descriptive Design (GAYA & GAYA, 2018), carried out through a Non-Mandatory Curricular Internship, with a group of Jardim B, with children between 5 years and 5 years and 11 months, from the Vera Fabrício Carvalho Nursery of the Hospital of Clinics of Porto Alegre, from April to June 2018, totaling 12 classes. The impossibility of having a weekly meeting with the educators who work in the class and the resistance of one of them to collaborate with the accomplishment of this work were the main challenges found in the accomplishment of this study. Among the successes achieved are the integrated work done with the other teacher in the class, who always presented collaborative attitudes and the active participation of the children during the classes. Child engagement was very effective, conflict situations among children and challenging attitudes toward the teacher were rarely observed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical education in children's educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectHistórias para criançaspt_BR
dc.subjectChildren's storiesen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPlayfulnessen
dc.titleEducação física na educação infantil : relato de uma proposta de intervenção a partir do contexto das histórias infantispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106960pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples