A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades
dc.contributor.advisor | Silveira, Raquel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Carolina Caneva da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-30T04:05:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/202166 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas etapas finais da minha graduação em Educação Física, ao realizar o segundo estágio obrigatório dentro de uma escola pública de Porto Alegre, chamou a minha atenção a atuação unidocente que se materializa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observei através de relatos de colegas e rotina das professoras unidocentes que, embora a Educação Física faça parte dos componentes obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental, existem diferentes formas de ver, pensar e ministrar as aulas de Educação Física. Com isso surgiu o interesse de conhecer como as professoras unidocentes atuam nas aulas de educação física, quais são suas diferentes formas de fazer e suas (im)possibilidades. Assim, o objetivo deste estudo é compreender como a Educação Física acontece nos anos iniciais do Ensino Fundamental com professoras unidocentes, em uma escola pública de Porto Alegre/RS. As questões que nortearam esta pesquisa foram: quem são essas professoras? O que pensam sobre a Educação Física? Quais são suas vivências, experiências e formações relacionadas à Educação Física? Como acontecem as aulas de Educação Física em suas turmas dentro desse contexto social e cultural? Para isso, a metodologia de pesquisa escolhida se aproxima dos estudos antropológicos. Realizei observações, diários de campo e entrevistas semi-estruturadas. Ao término desse processo foram construídas categorias analíticas que emergiram do campo empírico e possibilitam olhar a unidocência e a educação física em um contexto cultural e social nos dias atuais. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the final stages of my graduation in Physical Education, when I completed the second compulsory internship in a public school in Porto Alegre, I was struck by the one-teacher school practice teachers performance that is materialized in the initial years of elementary school. I have observed through reports from colleagues and the routine of one-on-one teachers that, although Physical Education is part of the compulsory components of the early years of Elementary Education, there are different ways of seeing, thinking and delivering Physical Education classes. With this came the interest of knowing how the one-teacher school practice teachers act in the classes of Physical Education, what are their different ways of doing and their (im)possibilities. Therefore, the objective of this study is to understand how Physical Education happens in the initial years of elementary school with One-teacher school practice teachers, in a public school in Porto Alegre/RS. The questions that guided this research were: who are these teachers? What do you think about Physical Education? What is their background, experiences and training related to Physical Education? How do Physical Education classes take place in their classes within this social and cultural context? For this, the chosen research methodology approaches anthropological studies. I made observations, field diaries and semi-structured interviews. At the end of this process, analytical categories were selected that emerged from the empirical field and made it possible to look at one-teacher school practice and Physical Education in a cultural and social context in the present day. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | One-teacher school practice | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | School physical education | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A educação física e o trabalho unidocente : entre um querer fazer e as suas (im)possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001106936 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1252)