Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorQuadros, Lediana Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2019-11-30T04:05:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202159pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação trata das experiências formativas dos estudantes de Educação Física em formação inicial durante os estágios de docência a partir de suas narrativas. Aprofundar a compreensão sobre o processo de formação inicial dos estudantes-estagiários, suas experiências construídas, sentidos e significados a respeito da docência e como estas contribuem durante o processo de constituição docente podem, de certo modo, ampliar os estudos sobre formação docente no contexto da formação inicial de professores. Assim, com o movimento neoliberal e neoconservador de descarte de instituições públicas, do professorado, discursos de privatização mercadológica, sobre a escola e a educação enquanto negócios em meio a um mercado competitivo de ações intensificadas que buscam utilizar de parâmetros avaliativos como eficiência, excelência e qualidade fizeram-me questionar sobre a atuação dos estagiários e como acontece o processo de constituição docente dos mesmos em meio ao contexto sociopolítico vigente. Desse modo, construí o seguinte problema de pesquisa: como as experiências formativas construídas pelos estudantes-estagiários de Educação Física durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGS mobilizam o processo de constituição docente? Apresento como objetivo geral: compreender as experiências formativas construídas pelos estudantes-estagiários de Educação Física durante os estágios de docência e como elas mobilizam o processo de constituição docente. De tal modo, compreender estas experiências por meio de narrativas, entender a contribuição dos estágios de docência e o que eles mobilizam à formação dos futuros professores de Educação Física é, de certo modo, entender como esses processos se desdobram, como as pessoas narram suas experiências e como registram-nas para que, posteriormente, operemos melhor sobre os processos de formação. Nesse sentido, para buscar responder estas indagações fiz uso da pesquisa narrativa como opção teórico-metodológica e, assim, avançando a compreensão sobre a formação do professor de Educação Física e todo este emaranhado cultural estabelecido em meio as suas experiências formativas. O estudo aconteceu juntamente a quatro estudantes-estagiários em duas escolas públicas localizadas em Porto Alegre/RS, onde são materializados os estágios de docência do ensino fundamental e do ensino médio do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sendo que os instrumentos utilizados na obtenção de informações se apresentaram pela observação participante, análise de documentos e as narrativas dos estudantes-estagiários em formação inicial durante os estágios de docência. Ao longo do trabalho de campo pude compreender que os estudantes-estagiários se permitiram aprender com suas vivências ao longo dos estágios de docência e, nesse sentido, construindo experiências formativas tanto consigo mesmo quanto com o outro. Esse percurso formativo contribuiu, de certo modo, no processo de constituição docente de cada estudante-estagiário ao passo que se permitiam aprender e perceber com os fenômenos de cada realidade sociocultural em meio ao contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractEsta disertación trata sobre las experiencias formativas de los estudiantes de Educación Física en la formación inicial durante las etapas de enseñanza de sus narraciones. La profundización de la comprensión del proceso de formación inicial de los alumnos en formación, sus experiencias construidas, los significados y los significados sobre la enseñanza y cómo contribuyen durante el proceso de constitución docente pueden, de alguna manera, ampliar los estudios sobre la formación docente en el contexto de Formación inicial del profesorado. Así, con el movimiento neoliberal y neoconservador de descartar instituciones públicas, docentes, discursos de privatización de marketing, acerca de la escuela y la educación como negocios en medio de un mercado competitivo de acciones intensificadas que buscan utilizar parámetros evaluativos como la eficiencia, la excelencia y la calidad me hizo cuestionar el desempeño de los pasantes y cómo ocurre su proceso de constitución docente en el contexto sociopolítico actual. Por lo tanto, construí el siguiente problema de investigación: ¿cómo movilizan el proceso de constitución docente las experiencias formativas construidas por estudiantes de aprendices de Educación Física durante las etapas de enseñanza de ESEFID/UFRGS? Presento como un objetivo general: comprender las experiencias formativas construidas por los estudiantes de los alumnos de Educación Física durante las etapas de enseñanza y cómo movilizan el proceso de constitución docente. Por lo tanto, comprender estas experiencias a través de las narrativas, comprender la contribución de las etapas de enseñanza y lo que movilizan para la formación de futuros maestros de Educación Física es, de alguna manera, comprender cómo se desarrollan estos procesos, cómo las personas narran sus experiencias. experiencias y cómo registrarlas para que luego podamos operar mejor en los procesos de formación. En este sentido, para responder a estas preguntas hice uso de la investigación narrativa. Para responder a estas preguntas, utilicé la investigación narrativa como una opción teórico-metodológica y, por lo tanto, avancé en la comprensión sobre la formación del maestro de Educación Física y toda esta maraña cultural establecida en medio de sus experiencias formativas. El estudio se llevó a cabo junto con cuatro estudiantes internos en dos escuelas públicas ubicadas en Porto Alegre/RS, donde se materializan las etapas de enseñanza de educación física en la escuela primaria y secundaria en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Los instrumentos utilizados para obtener información fueron presentados por observación participante, análisis de documentos y las narraciones de los alumnos en formación inicial durante las etapas de enseñanza. A lo largo del trabajo de campo pude entender que los estudiantes en prácticas se permitieron aprender de sus experiencias a lo largo de las etapas de enseñanza y, en este sentido, construir experiencias formativas con ellos mismos y entre ellos. Este curso formativo contribuyó, de alguna manera, al proceso de constitución de cada alumno-alumno, al tiempo que se permitió aprender y comprender los fenómenos de cada realidad sociocultural en el contexto escolar.es
dc.description.abstractThis dissertation deals with the formative experiences of Physical Education students in initial formation during the teaching stages from their narratives. Deepening the understanding of the initial training process of student-trainees, their constructed experiences, meanings and meanings about teaching and how they contribute during the process of teacher constitution can, in a way, broaden the studies on teacher education in the context of initial teacher education. Thus, with the neoliberal and neoconservative movement of discarding public institutions, teachers, marketing privatization discourses, about school and education as business in the midst of a competitive market of intensified actions that seek to use evaluative parameters such as efficiency, excellence and quality made me question the interns' performance and how their process of teacher constitution happens in the current socio-political context. Thus, I built the following research problem: how do the formative experiences built by students of Physical Education trainees during the teaching stages of ESEFID/UFRGS mobilize the process of teacher constitution? I present as a general objective: to understand the formative experiences built by the students of Physical Education trainees during the teaching stages and how they mobilize the process of teacher constitution. Thus, to understand these experiences through narratives, to understand the contribution of the teaching stages and what they mobilize to the formation of future Physical Education teachers is, in a way, to understand how these processes unfold, how people narrate their experiences. experiences and how to record them so that we can later operate better on the processes of formation. In order to answer these questions, I made use of narrative research as a theoretical-methodological option and, thus, advancing the understanding about the formation of the Physical Education teacher and all this cultural tangle established in the midst of his formative experiences. The study took place together with four student-interns in two public schools located in Porto Alegre/RS, where the teaching stages of elementary and high school physical education at the Federal University of Rio Grande do Sul are materialized. The instruments used to obtain information were presented by participant observation, document analysis and the narratives of student-trainees in initial training during the teaching stages. Throughout the fieldwork I could understand that the student-interns allowed themselves to learn from their experiences throughout the teaching stages and, in this sense, building formative experiences with both themselves and each other. This formative course contributed, in a way, to the process of constitution of each student-student, while allowing themselves to learn and understand with the phenomena of each sociocultural reality in the school context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativases
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectExperiencias formativases
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectConstitución docentees
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectFormación iniciales
dc.subjectEtapa de docenciaes
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectFormative experiencesen
dc.subjectTeaching constitutionen
dc.subjectInitial formationen
dc.subjectTeaching internshipen
dc.titleNarrativas sobre o processo de constituição docente dos estudantes de educação física em formação inicial durante os estágios de docência da ESEFID/UFRGSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107431pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem