A cultura do livro e o visível : o romantismo como ponto referencial da modernidade
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2005Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Objetiva-se mostrar que o romantismo, tanto em relação aos processos históricosociais como com relação às reflexões poéticas, designa os contornos da literatura e da sociedade moderna. Neste período, por volta de 1800, cruzam-se dois traços da modernidade: a implantação plena do livro impresso como o medium dominante da comunicação social e a implantação da visibilidade, a virada pictoral, a ser plenamente desenvolvida no século XIX. Neste contexto, a poética de Goethe desenvolve uma linha prog ...
Objetiva-se mostrar que o romantismo, tanto em relação aos processos históricosociais como com relação às reflexões poéticas, designa os contornos da literatura e da sociedade moderna. Neste período, por volta de 1800, cruzam-se dois traços da modernidade: a implantação plena do livro impresso como o medium dominante da comunicação social e a implantação da visibilidade, a virada pictoral, a ser plenamente desenvolvida no século XIX. Neste contexto, a poética de Goethe desenvolve uma linha programática a ter continuidade no realismo de Theodor Fontane ou de Thomas Mann, enquanto as reflexões estéticas de Novalis servem de interesse para experiências estéticas como as de Mallarmé, Kandinsky, dos futuristas italianos e russos, do dadaísmo, do surrealismo, bem como da poesia concreta. ...
Abstract
This article will argue that the romantic period designates the outlines of modern literature as well as of modern society. In the period around 1800, we encounter two important marks of modernity: the full implantation of the printed book as the dominant medium of social communication and the upcoming pictorial turn, to be fully developed later on in the 19th century. In this context, the poetic program developed by Goethe will be continued in the realism of a Theodor Fontane or Thomas Mann, w ...
This article will argue that the romantic period designates the outlines of modern literature as well as of modern society. In the period around 1800, we encounter two important marks of modernity: the full implantation of the printed book as the dominant medium of social communication and the upcoming pictorial turn, to be fully developed later on in the 19th century. In this context, the poetic program developed by Goethe will be continued in the realism of a Theodor Fontane or Thomas Mann, while the reflections of Novalis will serve as reference for aesthetic experiences produced by artists such as Mallarmé, Kandinsky, or movements like the Italian and Russian futurists, Dada and surrealism, as well as concrete poetry. ...
In
Conexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 1, n. 1 (2005), p. 111-138
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