Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMüller, Maykon Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-02T03:52:14Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1579-1513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201297pt_BR
dc.description.abstractPráticas inovadoras de ensino e a respectiva relação com os sujeitos que as adotam constituem-se objeto de análise fundamental quando visamos investigar o problema da qualidade do ensino. Contudo, a incorporação de novas estratégias didáticas não é um processo simples; barreiras e tensões surgem, podendo levar à descontinuidade no uso de práticas inovadoras. O presente trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, realizado com uma professora de Física universitária, que modificou sua prática docente ao adotar duas metodologias interativas de ensino, o Peer Instruction e o Just-in-time Teaching. Através de nossa análise, à luz do modelo de Everett Rogers, percebemos que o processo de mudança da prática de nosso sujeito de pesquisa ocorreu de maneira suave. Os indícios, que dão suporte ao resultado encontrado, fundamentam-se: nas características pessoais do caso em estudo , definidas como pré-requisitos ao modelo de etapas para a adoção de inovações (perfil inovador e práticas anteriores); na maneira como ocorreu a incorporação das metodologias de ensino ( trial version ou adoção das metodologias em poucas aulas) , que possibilitaram a construção de atitudes positivas frente às metodologias. Tais resultados mostram-se relevantes para o entendimento dos principais fatores envolvidos na difusão de inovações didáticas no sistema brasileiro de ensino.pt_BR
dc.description.abstractInnovative teaching practices and their relationship with the subjects who adopt them constitute an object that needs analysis when we aim to investigate quality of education. However, the incorporation of new teaching strategies is not a simple process; barriers and tensions arise, leading to discontinuity of innovative practices. This paper presents results of a case study with a physics instructor, who changed her teaching practice by adopting two interactive teaching methodologies, Peer Instruction and Just-in-time Teaching. Through our analysis, based by Rogers’model, we realize that our research subject changed smoothly her practice. The evidence that support our findings, are based upon: the personal characteristics of our case, which are defined as prerequisites to the step model for the innovation adoption (innovative profile and previous practices); the way the incorporation of the teaching methodologies has occurred (trial version - adoption of methodologies in just a few le ctures ) which allowed the construction of positive attitudes towards methodologies. Such outcomes show relevant aspects to the understanding of the main factors involved in the diffusion of educational innovations in the Brazilian education system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Pontevedra, Espanha. Vol. 17, no. 1 (2018), p. 44-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectInstrução entre parespt_BR
dc.subjectPeer instructionen
dc.subjectJust-in-time teachingen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFísica geralpt_BR
dc.subjectGeneral Physicsen
dc.titleInovação na prática docente : um estudo de caso sobre a adoção de métodos ativos no ensino de Física universitáriapt_BR
dc.title.alternativeInnovation in teaching practice : a case study about the adoption of interactive teaching methodologies on undergraduate Physics Educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001103995pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples