A representação do gaúcho na obra O Laçador, de Antonio Caringi : memória, cultura e tradição
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como tema a representação do gaúcho na obra de Antonio Caringi, O Laçador. Baseado na teoria de Abraham Moritz Warburg e, em seus conceitos Pathosformeln e Nachleben der Antike, buscou-se evidenciar elementos antigos na obra citada que foram importantes para a representação do tipo social gaúcho. No primeiro capítulo é tratado dos conceitos teóricos relevantes para a pesquisa como a experiência estética, a memória, cultura tradição e identidade. Ainda nesse capítulo é visto co ...
Este trabalho tem como tema a representação do gaúcho na obra de Antonio Caringi, O Laçador. Baseado na teoria de Abraham Moritz Warburg e, em seus conceitos Pathosformeln e Nachleben der Antike, buscou-se evidenciar elementos antigos na obra citada que foram importantes para a representação do tipo social gaúcho. No primeiro capítulo é tratado dos conceitos teóricos relevantes para a pesquisa como a experiência estética, a memória, cultura tradição e identidade. Ainda nesse capítulo é visto como surgiu e se modificou o termo “gaúcho” para definir um tipo social. O segundo capítulo é dedicado ao contexto histórico e social dos primeiros cinquenta anos do século XX. Foram abordados as instituições que foram importantes na cristalização do conceito de gaúcho, bem como as personagens mais marcantes do período. O intuito foi mostrar o cenário histórico e suas relações e antagonismos. No mesmo capítulo é mostrado um panorama do campo artístico no Brasil, Uruguai e na Argentina. Ainda no segundo capítulo é mostrado uma visão da cultura alemã no período nazista e quem foram os professores alemães de Caringi, com ênfase em Arno Breker, escultor de maior sucesso no III Reich. Por fim, o segundo capítulo apresenta o percurso de Caringi de 1925 a 1954, e fala do concurso que elegeu a obra O Laçador, apresentando detalhes e com uma leitura de imagem baseada no método de Aby Warburg. Acrescentamos que em meio a esse trabalho estão exercícios de utilização do método Warburg, sobre outras obras do período. ...
Abstract
Caringi, O Laçador. Based on the theory of Abraham Moritz Warburg and, in his concepts Pathosformeln and Nachleben der Antike, we sought to highlight ancient elements in the work cited that were important for the representation of the social gaucho type. The first chapter deals with the relevant theoretical concepts for research such as aesthetic experience, memory, culture, tradition and identity. Also in this chapter is seen how the term "gaucho" arose and changed to define a social type. The ...
Caringi, O Laçador. Based on the theory of Abraham Moritz Warburg and, in his concepts Pathosformeln and Nachleben der Antike, we sought to highlight ancient elements in the work cited that were important for the representation of the social gaucho type. The first chapter deals with the relevant theoretical concepts for research such as aesthetic experience, memory, culture, tradition and identity. Also in this chapter is seen how the term "gaucho" arose and changed to define a social type. The second chapter is dedicated to the historical and social context of the first fifty years of the twentieth century. The institutions that were important in the crystallization of the gaucho concept were discussed, as well as the most striking characters of the period. The aim was to show the historical scenario and its relations and antagonisms. The same chapter shows an overview of the artistic field in Brazil, Uruguay and Argentina. Still in the second chapter is shown a vision of German culture in the Nazi period and who were the German teachers of Caringi, with emphasis on Arno Breker, the most successful sculptor in the III Reich. Finally, the second chapter presents the course of Caringi from 1925 to 1954, and talks about the contest that elected The Laçador, presenting details and an image reading based on the method of Aby Warburg. We add that in the midst of this work are exercises using the Warburg method over other works of the period. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Coleções
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TCC Artes Visuais (658)
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