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dc.contributor.authorBittencourt, Bruno Anicetpt_BR
dc.contributor.authorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorPrévot, Frédéricpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T03:45:47Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1806-4892pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201110pt_BR
dc.description.abstractObjetivo – O presente artigo tem como objetivo explorar a inovação em redes geográficas de negócios e propor um modelo de capacidade de inovação dos clusters. A premissa é que a inovação é uma necessidade para as empresas e as relações entre elas são uma alternativa para que ela ocorra. Entre essas relações, destacam-se os clusters, com estudos mostrando que as empresas em clusters tendem a ser mais inovadoras. Metodologia – Dessa forma, realizamos uma pesquisa exploratória com dois clusters: cluster emergente do Alto Camaquã, no Brasil, e cluster em crescimento de Sisteron, na França. Os casos foram analisados a partir de elementos previamente estabelecidos na literatura: contexto, estratégia coletiva, políticas públicas, comercialização, proatividade, relações externas, colaboração de transmissão, assimilação, transformação e aplicação de conhecimento, governança, infraestrutura, recursos financeiros e recursos humanos. Resultados – Chegamos a um modelo de capacidade de inovação do cluster, composto pela gestão estratégica, relacionamento e aprendizado, desenvolvimento tecnológico e mercadológico e gestão operacional. Contribuições – O modelo proposto é dinâmico, pois as capacidades variam em intensidade de acordo com o estágio de desenvolvimento do cluster e seu tempo de maturação.pt_BR
dc.description.abstractPurpose – This paper aims to explore innovation in geographic business networks and to propose a model of cluster innovation capability. The premise is that innovation is a necessity for firms and inter-firm relationships is an option for it to occur. Among these relationships, clusters stand out, with studies showing that firms in clusters tend to be more innovative. Design/methodology/approach – Thus, we conducted an exploratory study of two clusters: the emerging cluster of Alto do Camaquã, in Brazil, and growing cluster of Sisteron, in France. The cases were analyzed based on elements previously established in the literature: context; collective strategy; public policy; commercialization; pro-activity; external relationships; transmission; collaboration; assimilation, transformation, and application of knowledge; governance; infrastructure; financial and human resources. Findings – We obtained a model of cluster innovation capability, composed of strategic management, relationships and learning, technological and marketing development, and operational management. Originality/value – The proposed model is a dynamic model as capabilities vary in their intensities according to the development stage of the cluster and its maturity time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de gestão de negócios. São Paulo. Vol. 21, n. 4 (out./dez. 2019), p. 647-663pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClusterpt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectCapabilityen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectBusiness networksen
dc.titleCapacidade de inovação dos clusters : entendimento da inovação de redes geográficas de negóciospt_BR
dc.title.alternativeInnovation capability of clusters : understanding the innovation of geographic business netowrksen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001104856pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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