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dc.contributor.authorRodríguez González, Shirleypt_BR
dc.contributor.authorPereira, Viviane Camejopt_BR
dc.contributor.authorCoelho-de-Souza, Gabrielapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:52:03Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1984-9834pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200921pt_BR
dc.description.abstractConsiderando as transformações na governança do Estado e a importância da participação social na formulação de estratégias alternativas para alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) das comunidades, infere-se a importância de estratégias em SAN a partir de abordagens de gestão compartilhada. Esta gestão precisa integrar as organizações estatais e as organizações da sociedade civil. Este estudo tem por objetivo abordar a importância da gestão compartilhada das políticas como uma estratégia para o alcance da SAN. A partir de pesquisa documental e consulta à base de dados, trazem-se os casos da Costa Rica e do Brasil, nos quais suas políticas sugerem a participação efetiva da sociedade tanto para planejamento quanto para execução das ações. Conclui-se que a diferença entre a Costa Rica e o Brasil está no fato de que este último inicia suas ações na temática a partir dos movimentos sociais que vão permeando as estruturas políticas, até gerar um marco legal e institucional para a gestão compartilhada. No caso da Costa Rica, as políticas foram de iniciativa do Estado. Em ambos os países, a participação social tem sido considerada fundamental para a consolidação das estratégias de SAN.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the changes in the governance of the state and the importance of social participation in demand for alternative strategies to achieve food and nutrition security (SAN) communities, infers the importance of strategies in SAN starting from shared management approaches. This management needs to integrate governmental organizations and civil society organizations. This study aims to demonstrate the importance of sharing management policies as a strategy for achieving SAN. As from documentary research and consultation to the databases, demonstrate the cases of Costa Rica and Brazil, where its policies suggest effective participation in society as planning as execution of actions. We conclude that the difference between Costa Rica and Brazil is that the Brazil starts the actions from the social movements that will permeate the political structures to create a legal and institutional framework for the shared management. In Costa Rica policies were initiated by the State. Both countries social participation has been considered essential for the consolidation of strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista IDeAS. Rio de Janeiro. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2014), p. 76-109pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectShared managementen
dc.subjectSegurança alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectFood and Nutrition Securityen
dc.subjectComparative Costa Rica-Brazilen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCosta Ricapt_BR
dc.titleA gestão compartilhada como estratégia para a construção da Segurança Alimentar e Nutricional : os casos da Costa Rica e do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe shared management as strategy for food and nutrition security : the cases of Costa Rica and Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077876pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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