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dc.contributor.authorVieira, Guilherme Bergmann Borgespt_BR
dc.contributor.authorGuisolfo, Jéssica Ranzolinpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Roberto Birchpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Rafael Mozart dapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T03:52:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1676-1901pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200789pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados por empresas de assessoria em comércio exterior atuantes na Serra Gaúcha, no sul do Brasil, identificando os atributos mais importantes e comparando os resultados com um estudo realizado em 2009. A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva, operacionalizada mediante a aplicação de um questionário baseado na escala Servqual aos gestores de empresas exportadoras e importadoras que utilizam os serviços de tais assessorias. Os resultados indicam que os atributos confiabilidade, tangibilidade, empatia e custos apresentam significância estatística e explicam quase 94% da avaliação geral dos clientes. Em função disso, recomenda-se que as empresas desenvolvam e monitorem continuamente seu desempenho nesses atributos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the quality of the service provided by foreign trade advisers from Serra Gaucha, in southern Brazil, identifying the most important attributes and comparing the outcomes with another study carried out in 2009. The methodology used was quantitative descriptive, operationalized by a questionnaire based on the Servqual scale applied to managers of export and import companies that use such advisory services. The results indicate that the attributes reliability, tangibility, empathy and costs have statistical significance and explain almost 94% of customers’ overall evaluation. Because of this, it is recommended that companies develop and continuously monitor their performance on these attributes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProdução online: Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção. Florianópolis, ABEPRO, 2019. Vol. 19, n. 3 (2019), p. 876-895.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualityen
dc.subjectComércio exteriorpt_BR
dc.subjectServicesen
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectEscala servqualpt_BR
dc.subjectServqualen
dc.subjectSerra Gaúcha, Região (RS)pt_BR
dc.subjectInternational Trade Advisorsen
dc.subjectSouthern Brazilen
dc.titleAnálise da qualidade dos serviços das assessorias em comércio exterior da Serra Gaúcha : uma aplicação da escala servqualpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the services quality of Serra Gaucha’s foreign trade advisors : an application of servqual scaleen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001102666pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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