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dc.contributor.advisorLomaco, Jose Fernando Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorToschi, Enypt_BR
dc.date.accessioned2019-10-15T03:45:56Zpt_BR
dc.date.issued1989pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200732pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisou algumas relações entre percepção visual e aprendizagem da leitura e escrita. Participaram como sujeitos 60 alunos da 1ª série de uma escola pública de periferia urbana de Porto Alegre-RS, divididos em três grupos de 20 sujeitos: Grupo R - alunos repetentes da 1ª série; Grupo I - alunos iniciantes sem escolaridade anterior; Grupo P - alunos que freqüentaram a pré-escola no ano anterior. No início do ano, os três grupos foram comparados em função das variáveis percepção visual, quociente de inteligência, sexo e idade. Durante e ao final do ano letivo, foram aplicadas provas de discriminação de letras, reconhecimento de palavras, leitura, compreensão de leitura, cópia e ditado. Ao final do ano, foram novamente avaliados em percepção visual. Os três grupos não apresentaram diferenças significantes em quociente de inteligência, sexo, percepção visual (no início do ano) e desempenho em leitura e escrita. Quanto à idade e percepção visual (ao final do ano), constataram-se diferenças significantes entre o Grupo P e os Grupos R e I. Os resultados foram discutidos em função dos fatores maturação e experiências individuais. O fator entrada na escola em idade mais precoce foi considerado como importante para esta criança que não tem oportunidade •de aproximação do símbolo escrito em seu ambiente familiar. Também foi salientada a importância dos estudos de psiconeurologia e suas implicações para o ensino e aprendizagem da leitura e escrita.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyses some of the relations between visual perception and the learning of reading and writing. Sixty students in the first stage of a state school of the outskirts of Porto Alegre -RS took part in this work. They were divided into three groups of 20 each: Group R - students who failed the first stage; Group I – beginners without previous studies; Group P - students who attended a preparation school the year before. At the beginning of the year, the three groups were compared in terms of these variants: visual perception, intelligence quotient, sex and age. Through the school year and by the end of it, such tests were carried out: discrimination of letters, recognition of words, reading, reading comprehension, copy and dictation. By the end of the year, the student's visual perception was evaluated again. The three groups didn't show significant differences in intelligence quotient, sex, visual perception (at the beginning of the year) and in the performance of reading and writing. As for the age and visual perception (by the end of the year) significant differences were observed between Group P and Groups R and I. The results were discussed based on maturing factors and individual experiences. The fact that entering school in an early age has been considered important for this child who had no chance to get used to the writing symbol, at home. It was also pointed out the importance of the psychoneurological studies and its effects on the teaching and learning of reading and writing.en
dc.description.abstractLe présent travail est consacré à l'étude de certains rapports existant entre la perception visuelle et l'apprentissage de la lecture et de l'écriture. Y ont participé, en tant que sujets, 60 éleves de la 1ª série d'une école publique située dans la banlieue de Porto Alegre - RS. Ils ont été distribués en trois groupes de 20 éleves chacun: Groupe R - 20 éleves redoublant la 1ª série; Groupe I - éleves débutants, sans passé scolaire; Groupe P - éleves ayant fréquenté l'gcole Maternelle l'année précendete.Au debut de l'année, le trois groupes ont été compares en fonction des variables de perception visuelle, dequotient intellectuel, de sex et d'âge. Pendant et à la fin del'année scolaire, les éleves on été sournis à épreuves d'identifications de lettres, de reconnaissance de mots, de lecture, de compréhension de lecture, de copie et de dictée. A la fin de l'année scolaire, ils ont été réévalués dans le domaine de la perception visuelle.Les trois groupes n'ont pas présenté dedifférences significatives en ce qui concerne le quotient intellectuel, le sexe, la perception visuelle (au début de l'annné) et lerendement en matiere de lecture et d'écriture. Quant à l'âge et à la perception visuelle (a la finde l'année), des écarts significatifs ont été constatés entre le Groupe P, d'une part et les Groupes R et I, de l'autre.Les résultats ont été discutés en fonction des facteurs maturité et expérience individuelle. Le facteur entrée coce à l’éole a été consideré comme étant important pour l'enfant n'ayant pas eu l'occasion d'approcher le symbole écrit dans le cadre familial. L'importance des études enpsycho-neurologie et leurs conséquences pour l'enseigment et l'apprentissage de la lecture et de l’écriture a également été soulignée.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titlePercepção visual e aprendizagem da leitura e escritapt_BR
dc.title.alternativeVisual perception and the learning of reading and writing en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000034308pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade de São Paulopt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localSão Paulo, BR-SPpt_BR
dc.degree.date1989pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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