Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
dc.contributor.advisor | Caregnato, Célia Elizabete | pt_BR |
dc.contributor.author | Guerra, Sara Caumo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-12T03:54:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200631 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula funciona como um espaço-tempo privilegiado onde as ações vividas em outros espaços-tempos de educação tomam uma forma mais densa, capaz de contribuir para o estudo da própria prática docente das aprendizes de professoras, como também de professores em início de carreira ou não. É na sala de aula que os processos de aprendizagem vivenciados por estudantes de graduação se encontram com aqueles vivenciados por estudantes secundaristas, ali é que a relação entre estudantes de níveis distintos pode e deve potencializar as formas de estudo, pesquisa e criação das aprendizes de professoras e, claro, dos secundaristas. Nesse sentido, o trabalho que apresento versa sobre a articulação entre o espaço-tempo da sala de aula e a produção de planejamentos em Ciências Sociais, no que toca as escolhas curriculares e metodológicas, levando em conta as inter-relações entre a literatura disponível nas disciplinas da Faculdade de Educação e a literatura própria das Ciências Sociais (suas formas de produção de conhecimento). Dessa articulação emerge um tipo possível (entre outros) de invenção ou criação dos próprios materiais de aula, inevitavelmente relacionados com o contexto da sala de aula e com os pensamentos dos estudantes, também matéria de pesquisa da professora, a fim de torná-los mais vivos, porque animados pela vida e obra de várias e vários cientistas sociais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.title | Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001103970 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (762)