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dc.contributor.advisorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorBeckenkamp, Carolina Luísapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-09T03:47:13Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200236pt_BR
dc.description.abstractTarefas de fluência verbal (FV) consistem em somar o número total de palavras evocadas pelo indivíduo durante um minuto, a partir de um critério ortográfico (FVO) ou semântico (FVS), o que envolve linguagem, memória e funções executivas. Para identificar os processos cognitivos subjacentes ao desempenho geral em FV, autores propõem análises de clustering e switching. A primeira refere-se à evocação de palavras pertencentes a uma mesma subcategoria, enquanto que a segunda corresponde às trocas entre as diferentes subcategorias. Este estudo comparou o desempenho de 43 pacientes pós Acidente Vascular Cerebral (AVC) emparelhados a 40 controles (CT), por sexo, idade e escolaridade, em tarefas de FVS (animais) e FVO (letra F). Os pacientes foram divididos em três grupos: 1) 11 com lesão no hemisfério cerebral direito (LHD); 2) 17 com lesão no hemisfério cerebral esquerdo sem afasia (LHE); e 3) 15 com lesão no hemisfério cerebral esquerdo com afasia predominantemente expressiva (LHEA). Foram analisados o número total de palavras evocadas, o número de clusters, a média do tamanho de clusters e o número de switches. As análises de comparações de grupos (Kruskal-Wallis) indicaram que tanto em FVO quanto em FVS o grupo CT apresentou melhor desempenho do que os grupos LHE e LHEA no total de palavras e número de clusters e switches (p = 0,05). Não houve diferenças entre esses grupos, com o grupo LHD. Correlações entre dados sociodemográficos mostraram que em FVO o total de palavras evocadas associou-se ao número de clusters e switches, aos hábitos de leitura e escrita e à idade no grupo CT, ao número de switches no grupo LHD, ao número de clusters e de switches, média do tamanho dos clusters e escolaridade no grupo LHE e ao número e média do tamanho de clusters, número de switches e escolaridade no grupo LHEA. Na FVS, houve correlação entre total de palavras e número de clusters e de switches e escolaridade no grupo CT, e em LHE e LHEA. O total de palavras associou-se ao número de clusters e switches, média do tamanho dos clusters e escolaridade. As análises de clustering e switching mostraram-se importantes para complementar a verificação dos déficits subjacentes ao desempenho quantitativo em FV, conhecimento que auxilia no planejamento da reabilitação dos pacientes pós-AVC.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFluência verbalpt_BR
dc.subjectAdultospt_BR
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectAcidente vascular cerebralpt_BR
dc.titleFluência verbal ortográfica e semântica em adultos após acidente vascular cerebral : análises de clustering e switchingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016098pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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