Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar?
dc.contributor.author | Pereira, Juliana Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Maria do Rocio Fontoura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T03:45:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-6600 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199778 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo objetivou investigar quais são os conceitos de Alfabetização Científica (AC) presentes em teses e dissertações produzidas junto a Programas de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Científica, no período de 2013 a 2016, e que tratam sobre o Ensino de Ciências junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A apresentação e a organização dos dados foram caracterizadas e classificadas com base na análise de conteúdo, a partir de três categorias: AC no âmbito teórico, AC no âmbito contextual e AC no âmbito prático. Os resultados indicaram a pluralidade semântica do termo, convergindo com a multidimensionalidade da relação da AC no Ensino de Ciências voltado para o avanço da ciência e tecnologia. Ainda indicaram a necessidade de melhor preparar o sujeito para a carreira científica e voltada ao desenvolvimento tecnológico, mas primando por sua melhoria da vida. Dessa forma, implica repensar o currículo escolar de Ciências, a formação inicial e formação continuada do professor. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article aimed to investigate the concepts of Scientific Literacy (SL) present in theses and dissertations produced by Graduate Programs of Science Teaching and Scientific Education, from 2013 to 2016, which deal with Science Teaching together with the initial years of Elementary School. The presentation and organization of the data were characterized and classified based on the content analysis, from three categories: Scientific Literacy in the theoretical scope, Scientific Literacy in the contextual context and Scientific Literacy in the practical scope. The results indicated the semantic plurality of the term, converging with the multidimensionality of the relation of SL in Science Teaching aimed at the advancement of science and technology. They also indicated the need to better prepare the subject for the scientific career and focused on technological development, but rather for improving life. Thus, it entails rethinking the school science curriculum, the initial formation and continuing teacher training. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Debates em Educação. Maceió: Universidade Federal de Alagoas. Vol. 11, n. 24 (maio/ago. 2019), p. 475-494 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Scientific Literacy | en |
dc.subject | Scientific production | en |
dc.title | Alfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais : slogan ou realidade no cotidiano escolar? | pt_BR |
dc.title.alternative | Scientific literacy and science teaching in elementary school: slogan or reality in school education? | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001101482 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Sociais Aplicadas (4126)