Mostrar el registro sencillo del ítem
Casa de Cinema de Porto Alegre: uma análise sobre um acervo fílmico e patrimônio audiovisual
dc.contributor.advisor | Giovanaz, Marlise Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Jenifer Bruna dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T03:48:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199620 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso busca compreender o trajeto social de grupos artísticos e a forma como isso influencia na construção de tradição e de patrimônio, usando como objeto de estudo o caso da Casa de Cinema de Porto Alegre e seu acervo fílmico. Além disso, o trabalho também busca trazer para o campo da Museologia as contribuições que o cinema pode proporcionar, através da produção fílmica e audiovisual, registrando e salvaguardando paisagens culturais, espaços, formas linguísticas, habitus, entre outros. Através da produção cinematográfica da Casa de Cinema de Porto Alegre é possível compreender as prioridades narrativas da memória oficial, podendo assim desenvolver o conceito de antimemória. Conclui que o cinema possui um potencial sociotransmissor, capaz de suscitar no espectador sentimentos e imaginários coletivos, através do seu conteúdo. Dessa forma, tem valor tanto como forma de arte, quanto como documento, sendo então um importante instrumento para salvaguarda da memória. | pt_BR |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis seeks to understand the social trajectory of artistic groups and how this influences the construction of tradition and heritage, using as object of study the case of Casa de Cinema de Porto Alegre and its film collection. In addition, the work also seeks to bring to the field of Museology the contributions that cinema can provide, through film and audiovisual production, recording and safeguarding cultural landscapes, spaces, linguistic forms, habitus, among others. Through the cinematographic production of Casa de Cinema de Porto Alegre it is possible to understand the narrative priorities of the official memory, thus being able to develop the concept of antimemory. It concludes that cinema possesses a sociotransmitter potential, capable of arousing in the spectator collective feelings and imaginaries, through its content. In this way, it has value both as an art form and as a document, and is therefore an important instrument for safeguarding memory. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Antimemory | en |
dc.subject | Acervo museológico | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual heritage | en |
dc.subject | Cinema | en |
dc.title | Casa de Cinema de Porto Alegre: uma análise sobre um acervo fílmico e patrimônio audiovisual | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Faria, Ana Carolina Gelmini de | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001101023 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Tesinas de Curso de Grado (38354)Tesinas Museología (164)