Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGabriel Junior, Rene Faustinopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ademir Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:47:17Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199573pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo a análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pelos seus bibliotecários no propósito de auxiliar as suas atividades do dia-a-dia e a relação com seus usuários. Para isso foi realizada uma revisão de literatura sobre os assuntos pertinentes: as bibliotecas universitárias, as tecnologias da informação e comunicação, as mídias sociais, o serviço de referência virtual, as bibliotecas virtuais e a relação bibliotecário universitário e TICs. Apresenta uma pesquisa descritiva e exploratória elaborada com quinze bibliotecas da UFRGS que responderam ao questionário. A abordagem da pesquisa é quali-quantitativa. Os resultados demonstram que o e-mail é a ferramenta mais utilizada para divulgação de recursos e serviços das bibliotecas da UFRGS aos usuários. O serviço mais usado nas bibliotecas da UFRGS é o Serviço de Referência Virtual. O principal benefício das TICs de acordo com os bibliotecários respondentes é a facilidade de comunicação e de acesso á informação e o principal problema relatado é a falta de investimento em equipamentos ou infraestrutura. Percebe-se, a partir das respostas dos bibliotecários respondentes, pouca dificuldade em se adaptar ao uso das TICs. Conclui-se que as TICs auxiliariam os bibliotecários na realização de suas atividades diárias e na interação com seus usuários.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has the objective of analyzing the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the libraries of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) by its librarians in order to assist their day-to-day activities and the relationship with its users. For that, a literature review was carried out on the pertinent subjects: university libraries, information and communication technologies, social media, virtual reference service, virtual libraries and university librarian relations and ICTs. It presents a descriptive and exploratory research elaborated with fifteen UFRGS libraries that answered the questionnaire. The research approach is qualitative and quantitative. It shows that e-mail is the most used tool for disseminating resources and services of UFRGS libraries to users. The most commonly used service in UFRGS libraries is the Virtual Reference Service. The main benefit of ICTs according to the respondent librarians is the ease of communication and access to information and the main problem reported is the lack of investment in equipment or infrastructure. From the responses of the respondent librarians, little difficulty in adapting to the use of ICTs can be perceived. It was concluded that ICTs would assist librarians in carrying out their daily activities and in interacting with their users.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity Librariesen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectVirtual Reference Serviceen
dc.subjectVirtual Librariesen
dc.titleUso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples