Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiovanaz, Marlise Mariapt_BR
dc.contributor.authorCiecelski, Ana Paula Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:46:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199547pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a construção da memória social nos livros didáticos de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, analisando os seus conteúdos sobre Nazismo e Segunda Guerra Mundial. Destaca a memória social e seu papel na escola, bem como o poder de informação nos livros didáticos adotados. Discorre desde a escolha dos livros didáticos pelo professor até a importância destes no auxílio da ministração das aulas. Pondera sobre o negacionismo e o revisionismo, desde o seu surgimento na França, até seu desenvolvimento no Brasil na década de 80, assim como as divulgações e publicações de livros revisionistas no Rio Grande do Sul. Aponta sobre a história do tempo presente, desde o seu estudo a sua importância na educação para os alunos nos dias atuais. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a pesquisa bibliográfica e a análise documental, e análise de discurso dentro dos livros didáticos de histórias, selecionados de cada instância de escola, municipal, privada e estadual. Apresenta resultados da análise dos livros didáticos de História do 9° ano, com uma discussão sobre os temas do Nazismo e Segunda Guerra Mundial, e indicações inseridas nestes. Conclui enfatizando que não há nenhum indício de falta de informação ou deturpação dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História sobre os temas analisados neste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe work of conclusion of course presents the construction of social memory, through the textbooks of history of the final years of elementary school. It emphasizes a brief resumption of the history on the Nazism and World War II. Highlights on the memory and its role in school, as well as the power of information in the textbooks inserted. It ranges from history to the choice of the textbooks by the teacher, until their importance of these to the aid of the ministração of the classes. It focuses on revisionism from its inception in France until its involvement in Brazil in the 1980s, as well as the publications and publications of revisionist books in Rio Grande do Sul. It points out the history of the present time, from its study to its importance in education for students today. The methodology used for the research was documentary analysis, and discourse analysis within the textbooks of stories, selected from each instance of school, municipal, private and state. It presents results from the analysis of the textbooks of history of the 9th year, as an existing discussion on the themes of Nazism and World War II, and indications inserted in these, clarification, innovations, and objectives. It concludes by emphasizing that there is no evidence of lack of information, or misrepresentation of the discourses inserted in the didactic books of History, in educational relation, on such subjects analyzed in this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectSocial memoryen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectNazismen
dc.subjectNazismopt_BR
dc.subjectSecond World Waren
dc.subjectHistory textbooken
dc.subjectRevisionismen
dc.titleMemória social nos livros didáticos de História : Nazismo e Segunda Guerra Mundialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100728pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples