Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKulpa, Cínthia Costapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Camila Giacomel dapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-19T03:45:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199478pt_BR
dc.description.abstractA política surgiu com a separação do público e privado. É a conjunção de ações de indivíduos em benefício de um fim comum. O conhecimento de seus preceitos e suas práticas formam adultos conscientes do seu papel social. Contudo, a falta de entendimento do termo política e suas práticas refletem no afastamento da responsabilidade da população com o seu papel social. Assim, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto cujo objetivo é educar e conscientizar o público infantil (5º ano do Ensino Fundamental) sobre a importância da política para conviver. Na primeira metade do trabalho, utilizando a metodologia voltada a produtos gráficos-impressos e a metodologia do design centrado no ser humano, realizou-se a fundamentação teórica sobre princípios básicos da política, cidadania e democracia, assim como um levantamento sobre projeto editorial orientado ao público infantil. Além disso, foi feita uma análise de produtos similares a partir da entrevistas com educadores. Uma vez estabelecidos os requisitos e restrições de projeto, iniciou-se a fase de geração de alternativas para o problema e a execução. O resultado é um livro infantil para crianças sobre política e cidadania.pt_BR
dc.description.abstractPolitics emerged with the separation of what is public and private. It is the union of actions of individuals for the benefit of a common purpose. Knowing their precepts and practices help form adults aware of their social role. However, the lack of understanding of the term politics and its practices reflects in the people’s distanciation from their responsibility with their social role. Thus, the present work consists in the development of a project which objective is to educate and make the children public (fifth year of elementary school) aware about the importance of politics in life. In the first half of the work, using the methodology focused on graphic-printed products and the methodology of human-centered design, a theoretical basis was established about basic principles of politics, citizenship and democracy, as well as the editorial project aimed at the children. In addition, an analysis of similar products was made based on interviews with educators. Once the project requirements and constraints have been established, the generation of alternatives to the problem and execution began. The result is a children's textbook on politics and citizenship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectEditorial Designen
dc.subjectProjeto gráficopt_BR
dc.subjectPolicyen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectAwarenessen
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.titlePolítica e educação : projeto editorial e gráfico de um livro infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100497pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples