Dramaturgias radicais : poéticas matrísticas para uma arte dialógica
dc.contributor.advisor | Santos, Vera Lucia Bertoni dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Juguero, Viviane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:49:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199204 | pt_BR |
dc.description.abstract | A tese Dramaturgias Radicais: poéticas matrísticas para uma arte dialógica enfoca a dramaturgia como a composição artístico-discursiva de peças de teatro, criações ficcionais audiovisuais, performances híbridas e gêneros derivados dos precedentes. Por meio da investigação da especificidade artística desta linguagem, este estudo discorre sobre as raízes ontológicas e o papel social da dramaturgia e propõe a elaboração de dramaturgias radicais fundamentadas na práxis. Nesta proposição, a relação entre teoria e prática (GIL, 2004) está enraizada em uma filosofia radical, composta na conjunção da radicalidade do pensamento de Paulo Freire (1968), do entendimento matrístico de Humberto Maturana e Gerda Verden-Zoller (1993), dos estudos da linguagem de Mikhail Bakhtin (1965, 1975, 1986) e da pedagogia radical de Henry Giroux (1988). Ao relacionar dramaturgia e brincadeira e discorrer sobre a lógica lúdica infantil, dentre outros aspectos, o trabalho também aborda as particularidades de criações dedicadas às crianças. Além disso, apresenta comentários sobre criações dramatúrgicas que integram os processos que geraram a presente elaboração. | pt_BR |
dc.description.abstract | The dissertation Radical Dramaturgies: matristic poetics for a dialogical art focuses on dramaturgy as the artistic-discursive composition of theatre plays, audiovisual ' s fictional creations, hybrid performances and genres derived from the previous ones. Through the investigation of the specificity of this artistic language, this study discusses the ontological roots and the social role of dramaturgy and proposes the elaboration of radical dramaturgies based on praxis. In this proposition, the relation between theory and practice (GIL, 2004) is rooted in a radical philosophy, composed in the conjunction of the radicality of Freire's (1968) thought, the matristic understanding of Humberto Maturana and Gerda Verden-Zoller (1993), the language studies of Mikhail Bakhtin (1965, 1975, 1986), and the radical pedagogy 5 of Henry Giroux (1988). By relating dramaturgy and play and discussing the child's ludic logic, among other aspects, the work also addresses the particularities of creations dedicated to children. In addition, it presents comments on dramaturgical creations that integrate the processes that generated the present elaboration. | en |
dc.description.abstract | La thèse Dramaturgies Radicales: les poétiques matristiques pour un art dialogique se concentre sur la dramaturgie en tant que composition artistique-discursive de pièces de théâtre, créations audiovisuelles de fiction, performances hybrides et genres dérivés des précédentes. À travers l’étude de la spécificité artistique de cette langage, cette étude examine les racines ontologiques et le rôle social de la dramaturgie et propose l’élaboration de dramaturgies radicales fondées sur la praxis. Dans cette proposition, la relation entre théorie et pratique (GIL, 2004) est enracinée dans une philosophie radicale, composée de la conjonction de la radicalité de la pensée de Freire (1968), de la compréhension matristique de Humberto Maturana et Gerda Verden-Zoller (1993), de les études du langage de Mikhail Bakhtin (1965, 1975, 1986) et de la pédagogie radicale de Henry Giroux (1988). En liant la dramaturgie et le jeu et en discutant sur la logique ludique de l'enfant, l'oeuvre aborde également les particularités des créations dédiées aux enfants. En outre, il présente des commentaires sur les créations dramaturgiques qui intègrent les processus qui ont généré l'élaboration actuelle. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Theater | en |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual | en |
dc.subject | Literature | en |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Music | en |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Théâtre | fr |
dc.subject | Audiovisuel | fr |
dc.subject | Littérature | fr |
dc.subject | Musique | fr |
dc.subject | Pédagogie | fr |
dc.subject | Enfance | fr |
dc.title | Dramaturgias radicais : poéticas matrísticas para uma arte dialógica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Gil, Joao Pedro Alcântara | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001101146 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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