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Horta escolar da Escola Nova Sociedade : como ferramenta de diálogo com as ciências da natureza
dc.contributor.advisor | Camargo, Tatiana Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Elbio Jorge | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:48:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199187 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se trata de uma pesquisa realizada com professores e alunos de uma escola estadual que fica dentro de um assentamento da reforma agrária no município de Nova Santa Rita, RS. Ele aborda questões que vão além da sala de aula e faz uma ligação com o ensino de ciências naturais retratando aspectos metodológicos e didáticos presentes nos espaços educativos formais e não formais, estabelecendo um diálogo entre eles. Este trabalho possibilitou estreitar as relações entre escola e comunidade por meio do viés da pesquisa que pautou sempre pela análise das práticas educativas que envolvem toda a comunidade escolar tendo como ponto de partida a horta. Essa manutenção comunitária da horta possibilita que diferentes personagens interajam na busca por uma alimentação saudável que começa na escola, mas que sugere como horizonte um novo modelo de produção que traz como pano de fundo, valores sociais suprimidos pela falta de politicas públicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The work is a research carried out with teachers and students of a state school that is located within a settlement of agrarian reform in the municipality of Nova Santa Rita RS. The related issues go beyond the classroom and link with the teaching of natural sciences portraying methodological and didactic aspects present in formal and nonformal educational spaces, establishing a dialogue between them. This work has made possible the debut between the school and community for the site has been found in the peut and the education of practiced educative that involve the whole school community have a point of departure to the vegetable garden. This maintenance is constituted by the diversity of interactive models in the search for a leadership that is capable of starting, but that represents as a new model of production that brings as a background, social values suppressed by the lack of public policies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Production | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Practices | en |
dc.subject | Garden | en |
dc.subject | Horta | pt_BR |
dc.subject | Science | en |
dc.title | Horta escolar da Escola Nova Sociedade : como ferramenta de diálogo com as ciências da natureza | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001101201 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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