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dc.contributor.advisorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.authorCastro, Elbio Jorgept_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:48:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199187pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se trata de uma pesquisa realizada com professores e alunos de uma escola estadual que fica dentro de um assentamento da reforma agrária no município de Nova Santa Rita, RS. Ele aborda questões que vão além da sala de aula e faz uma ligação com o ensino de ciências naturais retratando aspectos metodológicos e didáticos presentes nos espaços educativos formais e não formais, estabelecendo um diálogo entre eles. Este trabalho possibilitou estreitar as relações entre escola e comunidade por meio do viés da pesquisa que pautou sempre pela análise das práticas educativas que envolvem toda a comunidade escolar tendo como ponto de partida a horta. Essa manutenção comunitária da horta possibilita que diferentes personagens interajam na busca por uma alimentação saudável que começa na escola, mas que sugere como horizonte um novo modelo de produção que traz como pano de fundo, valores sociais suprimidos pela falta de politicas públicas.pt_BR
dc.description.abstractThe work is a research carried out with teachers and students of a state school that is located within a settlement of agrarian reform in the municipality of Nova Santa Rita RS. The related issues go beyond the classroom and link with the teaching of natural sciences portraying methodological and didactic aspects present in formal and nonformal educational spaces, establishing a dialogue between them. This work has made possible the debut between the school and community for the site has been found in the peut and the education of practiced educative that involve the whole school community have a point of departure to the vegetable garden. This maintenance is constituted by the diversity of interactive models in the search for a leadership that is capable of starting, but that represents as a new model of production that brings as a background, social values suppressed by the lack of public policies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProductionen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectPracticesen
dc.subjectGardenen
dc.subjectHortapt_BR
dc.subjectScienceen
dc.titleHorta escolar da Escola Nova Sociedade : como ferramenta de diálogo com as ciências da naturezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101201pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Porto Alegre: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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