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dc.contributor.authorAguiar, Rafael Hofmeister dept_BR
dc.contributor.authorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T02:33:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1984-1191pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198819pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda o improviso como elemento constituinte da poética brasileira do período colonial, sobretudo na obra de Gregório de Matos, questionando as posições etno e eurocentristas que incluem produções orais ibéricas trovadorescas e humanistas na historiografia das literaturas hispânica e luso-brasileira, mas excluem o cantar dos cantadores nordestinos e outros artífices da voz. Essa posição ainda assume, para justificar suas supressões, uma visada scriptocentrista, situando como composição escrita o que fora erigido na performance, como é o caso da obra de Gregório de Matos. Por isso, neste trabalho, realizamos uma abordagem histórica e filológica, permeada por uma sensibilidade antropológica, que questiona tais concepções. Para isso, habilita o papel histórico da viola como instrumento não só de auxílio à composição poética como também de sociabilização no Brasil Colônia e analisa com rigor filológico um corpus de composições do poeta baiano, evidenciando o papel da voz e da performance e realizando uma abordagem comparativista com os cantadores nordestinos.pt_BR
dc.description.abstractThe current work addresses the improvisation as a constituent element of the Brazilian poetics of the colonial period, especially in the work of Gregório de Matos, questioning the ethno and Eurocentric positions that include troubadour and humanistic Iberian oral productions in the historiography of Hispanic and Luso - Brazilian literatures, but they exclude the singing of the northeastern singers and other artists of the voice. This position still assumes, in order to justify its suppressions, a scriptocentrist aim, locating as written composition what had been erected in the performance, as it is the case of the work of Gregory of Matos. Therefore, in this work, we perform a historical and philological approach, permeated by an anthropological sensitivity, which questions such conceptions. To this end, it enables the historical role of the viola as an instrument not only to aid poetic composition but also to socialization in Brazil Colony and analyzes with philological rigor a corpus of compositions of the Bahian poet, highlighting the role of voice and performance and carrying out an comparativist approach with the northeastern singers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIluminuras : série de publicações eletrônicas do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, LAS, PPGAS, IFCH e ILEA, UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 50 (jul. 2019), p. [32]-68pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatos, Gregório de, 1633?-1696pt_BR
dc.subjectLuso-Brazilian literatureen
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectPoetics of the voiceen
dc.subjectLiteratura luso-brasileirapt_BR
dc.subjectPostcolonialismen
dc.subjectImprovisationen
dc.subjectPeríodo colonialpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleDe Gregório de Matos repentista e outros improvisos na literatura colonialpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001099080pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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