As narrativas do tambor como práticas decoloniais
Fecha
2019Materia
Resumo
O presente artigo reflete sobre a proposta das pedagogias decoloniais (Catherine Walsh) como práticas pedagógicas a partir dos estudos do tambor na América Latina. As práticas e narrativas ancestrais do povo negro permitiram sua sobrevivência em espaços colonizados, mas tais sabedorias não foram incorporadas aos currículos eurocentrados das universidades. Pensando na decolonização da universidade (Restrepo) e na aceitação de epistemologias do sul (Boaventura Santos) como formadoras de um conhec ...
O presente artigo reflete sobre a proposta das pedagogias decoloniais (Catherine Walsh) como práticas pedagógicas a partir dos estudos do tambor na América Latina. As práticas e narrativas ancestrais do povo negro permitiram sua sobrevivência em espaços colonizados, mas tais sabedorias não foram incorporadas aos currículos eurocentrados das universidades. Pensando na decolonização da universidade (Restrepo) e na aceitação de epistemologias do sul (Boaventura Santos) como formadoras de um conhecimento amplo, heterogêneo e agregador, serão apresentadas duas atividades desenvolvidas a partir da/fora da academia: a oficina O mito de Mackandal, que oferece a escolas e associações comunitárias atividade para contar a história da Revolução Haitiana e a Pedagogia do Sopapo, encontros no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, na cidade de Porto Alegre. Entende-se que a proposta decolonial propõe questionamentos do profundo eurocentrismo que desqualificou o pensamento dos sujeitos coloniais e permite que se pensem novas formas de (re)contar a história agregando valores e conhecimentos do povo negro, invisibilizado na construção epistemológica da América Latina. ...
Abstract
This article reflects on the proposal of decolonial pedagogies (Catherine Walsh) as pedagogical practices from the studies of the drum in Latin America. The ancestral practices and narratives of the black people allowed their survival in colonized spaces, but such wisdoms have not been incorporated into the Eurocentric curricula of the universities. Thinking about the decolonization of the university (Restrepo) and the acceptance of southern epistemologies (Boaventura Santos) as generators of b ...
This article reflects on the proposal of decolonial pedagogies (Catherine Walsh) as pedagogical practices from the studies of the drum in Latin America. The ancestral practices and narratives of the black people allowed their survival in colonized spaces, but such wisdoms have not been incorporated into the Eurocentric curricula of the universities. Thinking about the decolonization of the university (Restrepo) and the acceptance of southern epistemologies (Boaventura Santos) as generators of broad, heterogeneous and aggregating knowledge, two activities will be presented from / outside the academy: (1) Mackandal's Myth workshop, which offers schools and community associations an activity to tell the story of the Haitian Revolution; and the (2) Sopapo Pedagogy meetings at the Quilombo Culture Point in Sopapo, in the city of Porto Alegre. It is understood that the decolonial proposal challenges the profound Eurocentrism that disqualified the way the colonial subjects thought and, on the orher hand, allows to think of new ways of (re) telling the history adding values and knowledge of the black people, which are invisible in the epistemological construction of Latin America. ...
En
Iluminuras : série de publicações eletrônicas do Banco de Imagens e Efeitos Visuais, LAS, PPGAS, IFCH e ILEA, UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 50 (jul. 2019), p. [279]-297
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