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dc.contributor.advisorReis, Roberta Alvarengapt_BR
dc.contributor.authorWüppel, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2019-09-03T02:31:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198756pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: As atuais discussões das políticas públicas de saúde e os avanços já realizados em torno da temática da formação de profissionais de saúde qualificados para atuarem nos serviços de saúde, requerem mudanças, não apenas nos currículos, mas principalmente nos olhares dos estudantes da área da saúde para a Saúde Coletiva. Objetivo: Analisar as percepções e as trajetórias relacionadas à Saúde Coletiva dos acadêmicos concluintes do curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Materiais e Métodos: A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, qualitativo, composto por 22 acadêmicos do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS matriculados no último semestre letivo. Foi realizada busca documental do Projeto Pedagógico e da matriz curricular do curso, aplicou-se um questionário estruturado e foi realizado grupo focal com os formandos. Aspectos do perfil e das trajetórias dos acadêmicos foram analisados descritivamente. A partir da análise de conteúdo do material coletado foram criadas três categorias de discussão: 1) Currículo; 2) Afinal, o que é (ou o que se pode fazer em) Saúde Coletiva? e 3) Formação/Preparação para a vida profissional. Resultados em discussão: Em relação à área de Saúde Coletiva do curso, foi identificado que há pouca carga horária e que ela é mal distribuída e mal aproveitada. A divisão do estágio entre escola e Unidade de Saúde apresentou-se como uma fragilidade na formação dos acadêmicos, que podem se graduar sem ter vivenciado um dos dois locais. Existe a percepção de que o curso não está conseguindo formar profissionais generalistas. Observou-se o predomínio da visão de Saúde Coletiva restrita à atuação em Unidade de Saúde, mas identificou-se que o estágio poderia ser qualificado pela inserção em outros cenários, como por exemplo, o Controle Social. Considerações Finais: O presente trabalho não esgota todas as possibilidades de análise sobre a formação e a Saúde Coletiva, nem explora toda a riqueza do material coletado. Porém, revela importantes fragilidades que envolvem a necessidade de reflexão quanto ao curso como um todo, não apenas à área específica que motivou o estudo. Oferece um ponto de partida para se pensar a necessidade de adequações na formação e indica possíveis caminhos: ampliação de carga horária, diversificação dos cenários de prática, metodologias ativas de ensino-aprendizagem, perfil generalista do egresso, maior integração da teoria e da prática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.titlePercepções e trajetórias dos acadêmicos de fonoaudiologia : olhares para a formação e a saúde coletivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001024528pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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