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dc.contributor.advisorAmador, Tania Alvespt_BR
dc.contributor.authorBosque, Julihana Álvarespt_BR
dc.date.accessioned2019-09-03T02:30:52Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198746pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do artigo foi identificar e analisar a percepção de duas farmacêuticas e uma estudante do curso de graduação de Farmácia da UFRGS que exercem ou já exerceram suas atividades em drogaria, unidade pública de atenção à saúde e hospitalar, sobre a prescrição e outras atividades clínicas nestes cenários da prática farmacêutica. Para isso, buscou-se identificar as barreiras percebidas pelas farmacêuticas e pela estudante para a execução e implementação das atividades clínicas e descrever as atividades atualmente desenvolvidas em seus locais de trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório. Os dados foram obtidos por meio de um grupo focal. Após a transcrição e análise dos conteúdos, as falas foram categorizadas. As categorias finais foram: Conhecimento das Resoluções do CFF, Gestão do trabalho, Formação e Regulamentação, Experiência em clínica e Valorização profissional. As participantes acreditam que a principal barreira à execução das atividades clínicas é a formação e a regulamentação das atividades, além da grande demanda por serviços de gestão. Acredita-se que, nos últimos anos, após a reforma para currículos de formação generalista nos cursos de Farmácia no Brasil, as barreiras que afastavam o farmacêutico das demais profissões da saúde têm sido minimizadas e há compreensão sobre a necessidade de inclusão do farmacêutico ao sistema de saúde como sugere a OMS.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this article was to identify and analyze the perception of two pharmacists and a student of the undergraduate course of Pharmacy of the UFRGS who exercise or have already exercised their activities in private and public community pharmacy, and hospital pharmacy, on prescription and other clinical activities in these Scenarios of pharmaceutical practice. In order to do so, we sought to identify the barriers perceived by pharmacists and students to execute and implement clinical activities and describe the activities currently carried out in their workplaces. This is a qualitative, exploratory study. The data were obtained through a focus group. After the transcription and analysis of the contents, the statements were categorized. The final categories were: Knowledge of CFF Resolutions, Work Management, Training and Regulation, Experience in Clinic and Professional Valuation. Participants believe that the main barrier to the execution of clinical activities is the training and regulation of activities, in addition to the great demand for administrative services. It is believed that, in recent years, after the reform of curricula of general education in Pharmacy courses in Brazil, the barriers that kept the pharmacist away from other health professions have been minimized and there is an understanding of the need to include the pharmacist in the system as suggested by WHO.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPharmaceutical servicesen
dc.subjectPrescrição de medicamentospt_BR
dc.subjectFarmacêuticospt_BR
dc.subjectHealth servicesen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPharmaceutical prescriptionen
dc.titleEstudo exploratório sobre percepção de farmacêuticas e estudante de Farmácia a respeito da prescrição farmacêuticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001053025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Farmáciapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationFarmáciapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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