Comportamento sexual e biologia reprodutiva de mamíferos : omissões em livros didáticos e sites de divulgação científica
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Data
2018Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O ensino da temática sexualidade na disciplina de Biologia é caracterizado por uma abordagem voltada às boas práticas em saúde, visando conduzir o aluno a adotar práticas de autocuidado para garantir seu bem-estar. Entretanto, em tempos marcados pela intolerância à diversidade sexual, faz-se necessário estratégias pedagógicas apropriadas que priorizem uma abordagem diferenciada a fim de romper com a continuidade de padrões discriminatórios. A temática sexualidade no contexto de estudos de anima ...
O ensino da temática sexualidade na disciplina de Biologia é caracterizado por uma abordagem voltada às boas práticas em saúde, visando conduzir o aluno a adotar práticas de autocuidado para garantir seu bem-estar. Entretanto, em tempos marcados pela intolerância à diversidade sexual, faz-se necessário estratégias pedagógicas apropriadas que priorizem uma abordagem diferenciada a fim de romper com a continuidade de padrões discriminatórios. A temática sexualidade no contexto de estudos de animais não humanos costuma restringir-se à descrição e à interpretação de sistemas de acasalamento, isto é, as formas como são feitas as escolhas dos pares e cópula durante o período reprodutivo, que, particularmente no caso dos mamíferos, compreende uma diversidade de comportamentos que variam de acordo com cada espécie e de acordo com pressões ambientais. O presente estudo teve como objetivo analisar a divulgação dos estudos sobre comportamento sexual e reprodutivo e de cuidado parental em mamíferos em sites de divulgação científica e em livros didáticos. Foram analisados livros didáticos do último Programa Nacional do Livro Didático (PLND 2018), bem como publicações de três sites de divulgação científica. Esse estudo conseguiu mostrar que as informações sobre diversidade de comportamento sexual, reprodutivo e cuidado parental ainda estão restritas ao meio acadêmico-científico, estando ausentes em livros didáticos e em artigos de divulgação. Diante dessa realidade, a prática pedagógica do professor ganha um papel fundamental, implicando no entendimento e decisão para o enfrentamento de preconceitos, bem como na promoção de discussões e debates que auxiliem na construção de pensamento crítico acerca de diferentes temas sociais. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1353)
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