Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Michele Assis dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-23T02:30:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198381pt_BR
dc.description.abstractOs livros didáticos são ferramentas de apoio metodológico presente nas escolas, e auxiliam o aluno no entendimento dos assuntos debatidos em sala de aula. Os livros de Biologia do Ensino Médio por conterem uma diversidade de imagens contribuem para ilustrar e exemplificar principalmente estruturas biológicas que não são perceptíveis a olho nu, ajudando a compreender o funcionamento. Mas existem também ilustrações que representam diferentes aspectos do mundo da vida e do contexto socioambiental que podem ou não contribuir para a leitura crítica da realidade e para a construção de valores, instrumentalizando os estudantes para o exercício da cidadania. Desta forma, a Biologia por ser uma disciplina que trata de assuntos relacionados ao estudo da vida, possui diversas fotografias e representações de humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou para a transformação da realidade social. O presente trabalho realiza um estudo qualitativo de imagens humanas e descreve e analisa as formas como pessoas das etnias negra e indígena vem sendo representadas antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM 2009) e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018), a fim de verificar os efeitos dos critérios de avaliação propostos nos diferentes editais que orientam a produção das obras adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Educação para as escolas das redes públicas de ensino, no que se refere à promoção de equidade entre as diferentes etnias.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEquidade racialpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titleEducação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097497pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples