Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Michele Assis de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T02:30:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198381 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os livros didáticos são ferramentas de apoio metodológico presente nas escolas, e auxiliam o aluno no entendimento dos assuntos debatidos em sala de aula. Os livros de Biologia do Ensino Médio por conterem uma diversidade de imagens contribuem para ilustrar e exemplificar principalmente estruturas biológicas que não são perceptíveis a olho nu, ajudando a compreender o funcionamento. Mas existem também ilustrações que representam diferentes aspectos do mundo da vida e do contexto socioambiental que podem ou não contribuir para a leitura crítica da realidade e para a construção de valores, instrumentalizando os estudantes para o exercício da cidadania. Desta forma, a Biologia por ser uma disciplina que trata de assuntos relacionados ao estudo da vida, possui diversas fotografias e representações de humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou para a transformação da realidade social. O presente trabalho realiza um estudo qualitativo de imagens humanas e descreve e analisa as formas como pessoas das etnias negra e indígena vem sendo representadas antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM 2009) e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático de 2018 (PNLD 2018), a fim de verificar os efeitos dos critérios de avaliação propostos nos diferentes editais que orientam a produção das obras adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Educação para as escolas das redes públicas de ensino, no que se refere à promoção de equidade entre as diferentes etnias. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Equidade racial | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.title | Educação e equidade racial : uma análise de imagens contidas em livros didáticos de biologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001097497 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1353)