Padrões de mortalidade de mamíferos em três rodovias do Estado do Rio Grande do Sul
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2018Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A mortalidade de mamíferos em rodovias no entorno de unidades de conservação é uma das ameaças que pode afetar a persistência das populações protegidas ou a dinâmica de recolonizações regionais a partir dessas áreas. Este estudo teve como objetivo avaliar os padrões de atropelamentos de mamíferos em três rodovias que atravessam ou circundam duas unidades de conservação no sul do Brasil, a Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (APABG) e o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (RV ...
A mortalidade de mamíferos em rodovias no entorno de unidades de conservação é uma das ameaças que pode afetar a persistência das populações protegidas ou a dinâmica de recolonizações regionais a partir dessas áreas. Este estudo teve como objetivo avaliar os padrões de atropelamentos de mamíferos em três rodovias que atravessam ou circundam duas unidades de conservação no sul do Brasil, a Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (APABG) e o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (RVSBP) no estado do Rio Grande do Sul, e indicar as áreas prioritárias e as medidas mais adequadas para implementação de ações mitigatórias. Descrevemos a magnitude de atropelamentos e sua relação com atributos climáticos (temperatura e precipitação), a variação temporal na mortalidade e a distribuição espacial desta. As rodovias estudadas ERS-030, ERS-040 e BR-101 foram monitoradas mensalmente durante todo o ano de 2015. Foram registradas 274 carcaças de 15 espécies de mamíferos, sendo 105 registros na ERS-030, 107 na BR-101 e 62 na ERS-040. Não foram detectadas variações temporais significativas nas taxas de atropelamento ao longo do ano. Foi encontrado uma correlação positiva entre a temperatura e o número absoluto de atropelamentos mensais para a BR-101, e com a exclusão da espécie dominante, o gambá-de-orelha-branca, detectamos também uma correlação positiva entre número de atropelamentos e temperatura na ERS-030 e número de atropelamentos e precipitação na ERS-040. O número de hotspots em cada estrada variou quando comparamos análises com e sem a espécie dominante. Na escala regional, nossos resultados indicam, caso existam restrições orçamentárias ou técnicas, que a BR-101 deva receber ações de mitigação com prioridade em relação às demais rodovias. Para cada uma das rodovias, consideradas separadamente, os trechos apontados com maior concentração de mortalidade, sem a influência da espécie dominante, são prioritários para implementação de medidas mitigatórias. ...
Abstract
The mortality of mammals on roads around conservation areas is one of the threats that may affect the persistence of protected populations or the dynamics of regional recolonizations from these protected areas. The aim of this study was to evaluate the patterns of mammals’ roadkills on three highways that cross or surround two conservation units from southern Brazil, Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (APABG) and Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (RVSBP) in Rio Grande do ...
The mortality of mammals on roads around conservation areas is one of the threats that may affect the persistence of protected populations or the dynamics of regional recolonizations from these protected areas. The aim of this study was to evaluate the patterns of mammals’ roadkills on three highways that cross or surround two conservation units from southern Brazil, Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (APABG) and Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (RVSBP) in Rio Grande do Sul state, and indicate priority areas and the most appropriate measures for the implementation of mitigation actions. We describe the magnitude of roadkills and its relationship with climatic attributes (temperature and rainfall), the temporal variation in mortality and its spatial distribution. The studied ERS-030, ERS-040 and BR-101 highways were monitored monthly throughout the year 2015. We recorded 274 carcasses of 15 mammalian species, being 105 records in ERS-030, 107 in BR-101 and 62 in ERS-040. We did not detect significant temporal variations in roadkills’ rates over the year. We found a positive correlation between temperature and the absolute number of monthly roadkills from BR-101, and with the exclusion of the dominant species, the white-ear-opossum, we also detected a positive correlation between the number of roadkills and temperature in ERS-030 and number of roadkills and precipitation in ERS-040. The number of hotspots on each road varied when we compared analyses with and without the dominant species. At the regional scale, our results indicate that, if there are budget or technical constraints, BR-101 should receive mitigation actions with priority over other highways. For each highway, the sections with the highest mortality concentration, without the influence of the dominant species, are priority for the implementation of mitigation measures. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
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