Horta escolar agroecológica : um cenário instigante para ensinar Ciências?
Fecha
2017Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
No atual ensino de Ciências, evidenciam-se metodologias de ensino-aprendizagem que, ao longo do tempo, não têm contribuído na formação de estudantes ativos, autônomos e alegres, na construção dos seus saberes. Além disso, explicitam-se os princípios teórico-práticos relativos à concepção antropocêntrico-utilitarista de ciência, muito presente no currículo escolar. Um currículo composto por conteúdos descontextualizados e fragmentados, em que o saber científico, o saber escolar e o saber do coti ...
No atual ensino de Ciências, evidenciam-se metodologias de ensino-aprendizagem que, ao longo do tempo, não têm contribuído na formação de estudantes ativos, autônomos e alegres, na construção dos seus saberes. Além disso, explicitam-se os princípios teórico-práticos relativos à concepção antropocêntrico-utilitarista de ciência, muito presente no currículo escolar. Um currículo composto por conteúdos descontextualizados e fragmentados, em que o saber científico, o saber escolar e o saber do cotidiano se relacionam muito pouco. Sendo assim, pode-se dizer que um ensino de Ciências pautado por princípios e métodos passivos e transmissivos, além da ausência das histórias de vida dos estudantes nos planejamentos, diminui em muito as chances de os sujeitos construírem sua própria visão sistêmica dos ecossistemas atuais e da vida como um todo, assim como a constituição de condutas mais humanas. Com isso, um dos caminhos alternativos a esse ensino é a construção de metodologias de integração entre pressupostos teóricos e práticas, capazes de dinamizar a aprendizagem no sentido de torná-la mais significativa, como por exemplo, a modalidade de ensino denominada Oficina. Numa oficina, ocorrem apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva. É uma metodologia que possibilita aos alunos criar aprendizagens mais relacionais, pois valoriza e oportuniza a construção de conhecimento, através da participação ativa e questionadora, baseada em situações do cotidiano dos estudantes, abrindo outras possibilidades quanto à troca de relações, entre professores e alunos. Nesta pesquisa, objetivou-se investigar e analisar o valor pedagógico das Oficinas realizadas no Projeto Horta Escolar Agroecológica através do PIBID, com uma turma de 5° ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Balduíno Rambo e seus efeitos construtivos nas aprendizagens do(a)s aluno(a)s. Para isso, e em coerência ao objeto desta investigação, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com o suporte procedimental da análise de conteúdo categorial. Os resultados obtidos mostraram que ensinar com a modalidade Oficina, através de uma horta escolar agroecológica, gerou um cenário instigante ao ensino de Ciências, promovendo: exploração de outros espaços da e na escola, aproximando os alunos ao objeto de estudo; ações em que os estudantes se expressavam de forma mais ativa e autônoma, interagindo com todos os envolvidos; observação e interações dos alunos com os conteúdos, seus sentidos, seus colegas e professores e com suas perguntas contextualizadas; e um ambiente com atividades lúdicas para os aprendizados e convivências, em que cada criança podia se expressar solidariamente e com alegria. Assim, pode-se afirmar que as oficinas investigadas e analisadas revelaram o seu genuíno valor pedagógico para ensinar Ciências, pois emoções, sentimentos, pensamentos e ação estiveram em constante relação, ao longo do processo de trabalho. Nesse sentido, são situações de ensino-aprendizagem instigantes e facilitadoras dos processos afetivos e cognitivos dos estudantes, em que as possibilidades em perceber e interagir com o mundo ao nosso redor, aumentam significativamente, viabilizando a busca por uma sociedade ecologicamente mais equilibrada. Embora, com esta pesquisa, não se possa afirmar que promoveu mudanças de valores nos estudantes em relação à natureza, foi perceptível a vontade dos alunos em aprender e, também, as suas alterações de conduta como humanos em relação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Ciencias Biológicas (1304)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License