Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Filipe Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T02:32:00Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198227pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de instigar os estudantes a se interessarem mais pelos conteúdos relacionados a botânica e visando proporcionar que alunas e alunos sejam protagonistas de seus aprendizados através de uma vivência integradora com as plantas, propomos neste estudo sequencias didáticaspara o ensino de botânica utilizando de um jardim sensorial, onde os sentidos humanos seriam estimulados para compreender aspectos da morfologia, fisiologia e reprodução das plantas. A pesquisa foi qualitativa do tipo intervenção pedagógica incluindo planejamento, aplicação da intervenção e avaliação dos seus efeitos. O estudo foi realizado em uma turma de 7 ano do ensino fundamental, de ensino de jovens e adultos, turno noturno, em uma escola da rede pública do município de Porto Alegre. O planejamento envolveu uma visita na escola para conseguir a concordância da direção da escola e do professor regente da turma, conhecer o espaço e o perfil dos estudantes. A turma é formada por 6 estudantes, entre 16 e 22 anos. Nesta etapa também ocorreu a seleção das espécies que iriam compor o jardim sensorial, a elaboração das atividades de ensino e da avaliação. A aplicação das atividades de ensino foi realizada em 4 encontros. A aula 1 envolveu o circuito do jardim sensorial pelos estudantes. Os estudantes foram vendados fora da sala de aula e ao entrarem no espaço puderam explorar as plantas através do tato, olfato e paladar com o auxílio de um monitor. Ao final do percurso a venda era retirada dos olhos e o estudante pôde explorar as plantas com o sentido da visão.Os estudantes responderam um questionário de diagnóstico para saber seus conhecimentos prévios sobre o tema. Na aula 2 foi abordado o tema do tato utilizando plantas com diferentes texturas e uma breve explicação sobre as funções das partes do vegetal e suas adaptações ao ambiente. Os estudantes coletaram um fragmento de uma planta e colaram em papel sulfite para identificação de suas partes. Na aula 3 foi abordado o sentido da visão. Os estudantesfizeram a extração de pigmentos vegetais e cromatografia em papel para identifica-los. Estes experimentos serviram de base para discutir a importância de cada pigmento para a fotossíntese e a reprodução dos vegetais. Na aula 4 os estudantes assistiram vídeos sobre aspectos relacionados a comunicação através de metabólitos secundários em organismos vegetais. A avaliação do efeito das atividade didáticas para os estudantes foi realizada através de questionário pré- e pós-teste. Este estudo trouxe uma nova percepção de construção de conhecimento, privilegiando a importância destes conhecimentos para a compreensão das plantas para o equilíbrio do planeta. Através dos resultados obtidos e analisados fica evidente a fundamental necessidade de exemplificar em sala de aula, através das plantas in vivo aspectos botânicos dos espécimes.pt_BR
dc.description.abstractWith the objective of instigating students to become more interested in botany-related content and related, providing students and pupils with a learning experience through an integrative experience with plants, we propose in this study didactic sequences for the teaching of botany using a sensory garden, where the human senses would be stimulated to understand aspects of plant morphology, physiology and reproduction. The research was qualitative of the type pedagogical intervention including planning, application of the intervention and evaluation of its effects. The study were applied and evaluated in a 7-year class of elementary school, teaching youth and adults at the night shift, in a public school in the city of Porto Alegre. The planning involved a visit in the school to obtain the agreement of the direction and the teacher of the class, to know the space and the profile of the students. The class consists of six students, between 16 and 22 years. In this stage also occurred the selection of the species that would compose the sensorial garden, the elaboration of the teaching activities and the evaluation. The application of teaching activities was carried out in 4 meetings. Class 1 involved the sensory garden circuit by the students. The students were blindfolded outside the classroom and when they entered space they were able to explore the plants through touch, smell and taste with the aid of a monitor. At the end of the coursethe blindfold was withdrawn from the eyes and the student was able to explore the plants with the sense of sight. The students answered a diagnostic questionnaire to know their previous knowledge about the subject. In class 2 the subject of tact was approached using plants with different textures and a brief explanation about the functions of the parts of the vegetable and their adaptations to the environment. The students collected a fragment of a plant and glued it on sulphite paper to identify their parts. In class 3 the sense of sight was approached. The students made the extraction of vegetable pigments and chromatography on paper to identify them. These experiments served as a basis for discussing the importance of each pigment for photosynthesis and plant reproduction. In class 4 students watched videos on aspects related to communication through secondary metabolites in plant organisms. The evaluation of the effect of didactic activities for the students was carried out through a pre- and post-test questionnaire. This study brought a new perception of knowledge construction, privileging the importance of this knowledge to the understanding of plants for the planet's balance. Through the results obtained and analyzed it is evident the fundamental need to exemplify in the classroom, through the plants in vivo botanical aspects of the specimens.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectJardim sensorialpt_BR
dc.titleAdaptação do uso de Jardim Sensorial como objeto de aprendizagem no ensino de botânica no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095883pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples