Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Marina Bentopt_BR
dc.contributor.authorNardin, Janaína dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-22T02:31:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/198217pt_BR
dc.description.abstractA teoria da Evolução configura-se como um fio condutor que unifica as ciências biológicas. Entretanto, seu ensino nas escolas de educação básica, bem como a sua com-preensão pelos alunos, apresentam diversos problemas. Embora o livro didático seja o principal recurso para o ensino, estudos indicam que textos de divulgação científica (TDC) podem contribuir para uma melhoria na compreensão dos fenômenos e processos evolutivos pelos alunos, e para a alfabetização científica. Entre os benefícios para os estu-dantes, estão: proporcionar o conhecimento de temas atuais; possibilitar uma leitura críti-ca, importante para a formação dos alunos, como leitores e cidadãos; aumentar a interação com a informação científica; inserir novas temáticas, que não constam nos livros didáti-cos. Além disso, a leitura dos TDC também pode contribuir para a formação e atualização dos professores. Neste trabalho, foram analisados 64 TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP entre 2015 e 2017, onde a temática Evolução Biológica foi abordada, com os ob-jetivos de avaliar como essa é tratada nos TDC dessa revista, bem como de apontar poten-cialidades e limitações para o uso didático desses textos. Através das análises de conteúdo e forma, os textos da Revista Pesquisa FAPESP foram qualitativamente avaliados median-te abordagem descritiva, baseada em categorias. Apesar das críticas existentes com rela-ção aos TDC de uma forma geral, os textos analisados trazem informações corretas, não sensacionalistas, com uma linguagem agradável, e graficamente bonita. Neles, são desta-cadas a dinâmica interna da ciência, a importância do trabalho em equipe, bem como a re-lação da ciência com a economia, política e sociedade. Além disso, as reportagens tratam principalmente de pesquisas de pesquisadores brasileiros, o que pode contribuir para a-proximar os estudantes do meio científico. Diversos conceitos e exemplos envolvendo Evolução foram vistos ao longo dos 64 artigos analisados, de modo que tais textos são re-comendados para utilização na educação básica, seja para a formação dos professores, ou em sala de aula, pelos estudantes. Inclusive, mesmo em textos onde a Evolução não foi o tema central, observou-se frequente o enfoque evolutivo. Assim, o uso de tais textos con-figura-se como uma ferramenta de apoio para se trabalhar a teoria da evolução como eixo integrador da Biologia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectRevista Pesquisa FAPESPpt_BR
dc.titleA evolução biológica nos textos de divulgação científica : análise com base na Revista Pesquisa FAPESPpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097340pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples