Análise do tema vacinação nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2018
dc.contributor.advisor | Veit, Tiago Degani | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Aline Goulart | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T02:30:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/198176 | pt_BR |
dc.description.abstract | O movimento antivacina vem se difundindo no Brasil, provocando a diminuição da cobertura vacinal de várias doenças. Recursos para disseminar a eficácia da vacinação a população são importantes, especialmente no que tange a educação nas escolas, destacando-se nesse contexto o livro didático. Avaliar de que forma o tema de vacinação está sendo abordado nos livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD, pode auxiliar a compreender a dimensão do problema. Para isso, foi realizada a Análise de Conteúdo, no qual a unidade de registro foi o “tema” e a unidade de contexto foi o capítulo do livro. Os resultados mostram que a vacinação é um tema abordado nas três coleções avaliadas, porém de maneira heterogênea. A abordagem principal dos livros didáticos foi a vacinação como prevenção de doenças, com ênfase na saúde individual. Portanto, há necessidade de dar prioridade às ações que promovam a saúde coletiva e formem cidadãos mais críticos frente a informações da mídia. | pt_BR |
dc.description.abstract | The anti-vaccination movement has been spreading in Brazil, causing a reduction in the vaccination coverage of several diseases. Resources to disseminate the effectiveness of vaccination to the population are important, especially with regard to education in schools, highlighting in this context the textbook. Evaluating how the issue of vaccination is addressed in Biology textbooks approved by the PNLD can help to understand the scale of the problem. For this, the Content Analysis was conducted, in which the unit of record was the "theme" and the unit of context was the chapter of the book. The results show that vaccination is a topic covered in the three evaluated collections, but heterogeneously. The main approach of textbooks was vaccination as disease prevention, with emphasis on individual health. Therefore, there is a need to prioritize actions that promote collective health and form more critical citizens in relation to media information. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Vaccination | en |
dc.subject | Vacinação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Textbook | en |
dc.title | Análise do tema vacinação nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2018 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Hoffmann, Marilisa Bialvo | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001095835 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1289)