Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTolfo, Suzana da Rosapt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Valmiria Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:11:35Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1413-2311pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19784pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa (estudo de caso), desenvolvida em uma empresa (seis fábricas ) de cerâmica de revestimento líder em inovação no país (Brasil). O objetivo da investigação foi descrever e analisar as práticas voltadas à aprendizagem organizacional identificadas pelos gerentes e trabalhadores e a adoção de estratégias voltadas à gestão por competências. Os conteúdos indicam que a concepção de “Learning Organization” dentre os gerentes está fortemente relacionada à concepção de um ciclo contínuo, que envolve desenvolvimento em diferente áreas e inclui conhecimentos, habilidades e atitudes. A principal forma de aprendizagem entre os operários é decorrente das próprias situações de trabalho, dos treinamentos voltados à formação técnica e da escolaridade. A constatação desses limites fez com que a empresa iniciasse uma pesquisa junto a clientes internos e externos de modo a alavancar um projeto de aprendizagem e inovação mais consistente. Com base nos conteúdos coletados, depreende-se que a aprendizagem or ganizacional apresenta um ciclo limitado a aprender a fazer (operários) e a pensar sobre as práticas adotadas (gerentes), o que denota a predominância da aprendizagem individual.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 37, vol. 10, n. 1 (jan./fev. 2004), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.titleAprendizagem em uma empresa de cerâmica de revestimento brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000414472pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples