Horta escolar : pensando o ensino de Ciências na perspectiva da aprendizagem significativa
dc.contributor.advisor | Tauceda, Karen Cavalcanti | pt_BR |
dc.contributor.author | Pascual, Deise Fernandes Hoffmann | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T02:30:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197737 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade problematizar se a horta escolar, um espaço educativo diferenciado, pode articular os conhecimentos científicos escolares aos conhecimentos prévios e com isto, promover a aprendizagem significativa. O estudo teve como arcabouço a pesquisa-ação com cunho qualitativo, buscando investigar sobre o processo de ensino aprendizagem sob a luz da aprendizagem significativa. Esta teve como matriz para coleta de dados, a aplicação de situações problema que problematizaram o contexto dos estudantes, buscando perceber os conhecimentos prévios, assim como também analisar possíveis rupturas e aproximação dos conhecimentos científicos escolares. As situações foram organizadas tendo como pano de fundo a horta escolar. O público alvo foi uma turma de 7º ano do turno da tarde, com 28 alunos na escola Erica Marques, no município de Terra de Areia/RS. Após realização da análise das situações problema, constatou-se que a organização de atividades práticas que contextualizem o cotidiano dos estudantes, podem contribuir para a construção de conhecimentos, e que estes podem ser significativos, desde que os estudantes estejam envolvidos no processo. Os dados coletados durante às atividades, apontaram que espaços educativos diferentes, aqui exemplificado a horta escolar, são espaços frutíferos para a construção de conhecimentos científicos escolares. Os dados ainda mostram que estes espaços podem proporcionar aos estudantes serem ativos na construção de conhecimento de forma significativa. Sob a luz da pesquisa-ação foi possível refletir sobre a prática docente, bem como, refletir sobre os processos de ensino aprendizagem, e assim perceber a importância do papel do professor reflexivo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This conclusion of course aims to problematize the horta school, a differentiated educational space, can articulate the scientific knowledge schoolchildren to prior knowledge and with it, promote meaningful learning. The study had as a framework the action research with a qualitative character, seeking to investigate about the process of teaching learning in the light of meaningful learning. This was the matrix for data collection, the application of problem situations that problematized the context of the students, seeking to perceive the previous knowledge, as well as to analyze possible ruptures and approximation of scholarly scientific knowledge. The situations were organized against the background of horta the school . The target audience was a 7th grade class of the afternoon shift, with 28 students at the Erica Marques School, in the municipality of Terra de Areia / RS. After analyzing the problem situations, it was found that the organization of practical activities that contextualize students' daily life can contribute to the construction of knowledge, and that these can be significant, as long as the students are involved in the process. The data collected during the activities indicated that different educational spaces, here exemplified in the school garden, are fruitful spaces for the construction of scientific school knowledge. The data further show that these spaces can enable students to be active in building knowledge in a meaningful way. Under the light of action research it was possible to reflect on teaching practice as well as reflect on the processes of teaching learning, and thus realize the importance of the role of reflective teacher. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | en |
dc.subject | Horta escolar | pt_BR |
dc.subject | School vegetable garden | en |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | en |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Action research | en |
dc.subject | Ciências : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.title | Horta escolar : pensando o ensino de Ciências na perspectiva da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001098290 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License