Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWitt, Neila Seliane Pereirapt_BR
dc.contributor.authorBraga, Indiara Bauerpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T02:30:55Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197735pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa que teve como proposta conhecer como ocorrem os processos de ensino e a produção de aprendizagens relacionadas à abordagem da educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos. A investigação consiste num estudo de caso de cunho qualitativo. A fim de obter elementos para conhecer e (re)pensar processos de ensino e a possibilidade de construção de aprendizagens relativas à temática da educação ambiental, foi realizado um questionário com três professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cidreira, RS. As análises, portanto, tiveram como base as repostas a um questionário, observação participante e os relatos de experiências de professores dessa escola. Entre os resultados obtidos foram apontadas as metodologias utilizadas em suas aulas, e as problemáticas enfrentadas no dia a dia, como falta de recursos para desenvolver mais atividades, pois nas escolas públicas há uma grande carência de investimentos, mas também há facilidades entre os professores para desenvolver a temática. Com a pesquisa foi visto que há uma tentativa da escola em incluir a Educação Ambiental nos projetos, visando a melhoria do ensino de forma que tais conhecimentos agreguem elementos na vida do sujeito para a compreensão da relevância de praticar ações sustentáveis para a preservação ambiental. Sabendo-se que os problemas ambientais têm sido cada vez mais agravados, um dos caminhos para tentar diminuir estes danos pode ser o investimento no desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental no ambiente escolar. Com essa pesquisa não se teve a pretensão de julgar as práticas nem os processos de ensino, apenas conhecer o que os professores pensam sobre a educação ambiental e o que eles têm realizado em suas aulas para promover aprendizagens relativas a essa temática.pt_BR
dc.description.abstractThis present research has as its proposal to understand the process of teaching and the production of learning related to the approach of environmental study in the education of young people and adults. The research consists of a qualitative case study. In order to obtain the necessary elements to know and (re)think the teaching process and the possibility of learning construction related to environment education thematic, an interview was responded by 3 teachers of adults and young people's education at a school located in the city of Cidreira - RS. The analysis, therefore, were based on the answers obtained in a questionnaire, on observation and on experience reports given by the teachers of this school. Among the obtained results, were pointed out the methodologies used in class and all the obstacles faced in daily basis, such as the lack of resources to develop more activities, considering that public schools do not receive much investment, but also there are facilities the teachers use to develop the theme. It was noticed, in this research, that the school attempts to include environmental education in its projects, aiming to improve education in a manner that environmental knowledge may add elements in people's lives so they can understand the relevance of the practice of sustainable acts for environmental protection. Given that environmental impacts have been increasingly aggravated, one of the ways to try to reduce these damages may be to invest in the development of environmental education practices in the school environment. This research did not pretend to judge practices or teaching processes, but to allow us to understand what teachers think about environmental education and what they have been done in their classes to promote learning related to this theme.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectScience of natureen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectYouth and adult educationen
dc.subjectCidreira (RS)pt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleEducação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098314pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples