Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS
dc.contributor.advisor | Witt, Neila Seliane Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Braga, Indiara Bauer | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T02:30:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197735 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa que teve como proposta conhecer como ocorrem os processos de ensino e a produção de aprendizagens relacionadas à abordagem da educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos. A investigação consiste num estudo de caso de cunho qualitativo. A fim de obter elementos para conhecer e (re)pensar processos de ensino e a possibilidade de construção de aprendizagens relativas à temática da educação ambiental, foi realizado um questionário com três professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos em uma escola do município de Cidreira, RS. As análises, portanto, tiveram como base as repostas a um questionário, observação participante e os relatos de experiências de professores dessa escola. Entre os resultados obtidos foram apontadas as metodologias utilizadas em suas aulas, e as problemáticas enfrentadas no dia a dia, como falta de recursos para desenvolver mais atividades, pois nas escolas públicas há uma grande carência de investimentos, mas também há facilidades entre os professores para desenvolver a temática. Com a pesquisa foi visto que há uma tentativa da escola em incluir a Educação Ambiental nos projetos, visando a melhoria do ensino de forma que tais conhecimentos agreguem elementos na vida do sujeito para a compreensão da relevância de praticar ações sustentáveis para a preservação ambiental. Sabendo-se que os problemas ambientais têm sido cada vez mais agravados, um dos caminhos para tentar diminuir estes danos pode ser o investimento no desenvolvimento de práticas de Educação Ambiental no ambiente escolar. Com essa pesquisa não se teve a pretensão de julgar as práticas nem os processos de ensino, apenas conhecer o que os professores pensam sobre a educação ambiental e o que eles têm realizado em suas aulas para promover aprendizagens relativas a essa temática. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present research has as its proposal to understand the process of teaching and the production of learning related to the approach of environmental study in the education of young people and adults. The research consists of a qualitative case study. In order to obtain the necessary elements to know and (re)think the teaching process and the possibility of learning construction related to environment education thematic, an interview was responded by 3 teachers of adults and young people's education at a school located in the city of Cidreira - RS. The analysis, therefore, were based on the answers obtained in a questionnaire, on observation and on experience reports given by the teachers of this school. Among the obtained results, were pointed out the methodologies used in class and all the obstacles faced in daily basis, such as the lack of resources to develop more activities, considering that public schools do not receive much investment, but also there are facilities the teachers use to develop the theme. It was noticed, in this research, that the school attempts to include environmental education in its projects, aiming to improve education in a manner that environmental knowledge may add elements in people's lives so they can understand the relevance of the practice of sustainable acts for environmental protection. Given that environmental impacts have been increasingly aggravated, one of the ways to try to reduce these damages may be to invest in the development of environmental education practices in the school environment. This research did not pretend to judge practices or teaching processes, but to allow us to understand what teachers think about environmental education and what they have been done in their classes to promote learning related to this theme. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | en |
dc.subject | Science of nature | en |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | School curriculum | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | en |
dc.subject | Cidreira (RS) | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.title | Educação ambiental na EJA : percepções e práticas dos professores de ciências de uma escola de Cidreira, RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001098314 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Litoral Norte | pt_BR |
dc.degree.local | Tramandaí, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License