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dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorDavid, Eduardo Giacomin dept_BR
dc.date.accessioned2019-08-03T02:31:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197662pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho analisaremos duas formas de oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), presencial e semipresencial, e caracterizaremos quem são os sujeitos que as procuram para dar continuidade aos seus estudos. Retendo nosso olhar sobre duas escolas que ofertam tais formas desta modalidade da Educação Básica, verificaremos como e em que condições estas formas de oferta são nelas desenvolvidas e retrataremos quem são seus públicos, observando suas trajetórias de escolarização prévias à EJA e suas motivações e expectativas vinculadas ao retorno aos estudos. Para tanto, discutimos inicialmente a história da educação de jovens e adultos no Brasil e as legislações que atualmente regem tal modalidade, bem como assinalamos a enorme demanda potencial por esta e a centralidade desta no sistema educacional brasileiro atual, dada sua dinâmica, as quais não são acompanhadas pela efetiva oferta desta modalidade e por políticas públicas a ela específicas, o que impõe sérios desafios à esta. Apontamos que a EJA, além disto, vem se desenvolvendo cada vez mais em uma abordagem escolarizante, reproduzindo o que é realizado no ensino dito regular, e se pautando em ofertas nas formas não presenciais, as quais geralmente possuem como foco principal a certificação e não a educação, o que faz com que estas formas sejam educacionalmente deficitárias. Tais considerações orientaram a análise das distintas formas com que a EJA é ofertada nestas escolas, a qual foi realizada a partir da observação participante nestas, na qual se presenciaram de maneira nítida as maiores potencialidades educativas do ensino presencial frente ao semipresencial. Orientada por tais discussões e pela literatura acerca do processo de escolarização e seus condicionantes, representada sobretudo por Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, a caracterização dos estudantes destas escolas se deu através da aplicação de um questionário a vinte e cinco alunos de cada uma destas, dentre os quais posteriormente foram selecionados três estudantes de cada escola para a realização de uma entrevista semiestruturada. Estabelecemos assim tanto um quadro geral dos públicos destas escolas, quantitativo, traçado a partir dos dados obtidos através dos questionários, quanto delineamos seis significativos perfis individuais de escolarização, qualitativos, inspirados nas análises desenvolvidas por Lahire e traçados por meio das entrevistas semiestruturadas, os quais tornaram mais concreto e vivo o quadro geral, previamente estabelecido, dos públicos destas escolas. Assinalamos a grande diversidade dos públicos destas quanto às suas trajetórias escolares prévias à EJA e suas motivações para a saída e o retorno à escola, bem como a juvenilização desta modalidade, a qual se apresenta de forma mais acentuada na escola que oferta tal modalidade na forma semipresencial. Apontamos também que os públicos mais jovens destas, que deixaram recentemente a escola dita regular, assim o fizeram não tanto pela necessidade de trabalho, mas sim por sua acidentada trajetória escolar e as estratégias por estes adotadas para realizar sua escolarização. Ademais, na conclusão deste trabalho, com base no discutido e apontado neste, assinalamos algumas indicações com vistas a aprimorar o problemático modo como a EJA vem se desenvolvendo na atualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyses two forms of adult education developed in Brazil (Educação de Jovens e Adultos – EJA), on-site and distance education, and characterize the students who seek out those in order to continue their studies. Looking at two schools that offer those forms of adult education, this paper examines how and under which conditions both forms are developed in those schools and who are their students, observing their schooling trajectories before adult education and their motivations and expectations related to their return to school. For this purpose, this paper discusses firstly the history of adult education in Brazil and the laws that currently govern it. Subsequently, it points out the great potential demand for adult education and its centrality in the current Brazilian educational system, which are not keep up with the offer and the public policies of adult education, which imposes several challenges to it. Furthermore, it discusses that adult education in Brazil is being increasingly developed in a schooling approach, replicating what is done in the so-called regular schools, and being offered in distance education forms that generally focus more on certification than education, which makes those forms educationally problematic. Those considerations guided the analysis of the distinct forms which EJA is offered in those schools, what was done through the participant observation of them, in which the greater educational potentialities of on-site education compared with distance education were witnessed in a greater way. The characterization of these schools’ students, guided mainly by Pierre Bourdieu’s and Bernard Lahire’s analyses of the schooling process and its determinant factors, was done through the application of a questionnaire to twenty-five students of each school, among which three of which school were later selected to carry out a semi-structured interview. Thus, are established a general and quantitative framework of the students of these schools, outlined through the data obtained by the questionnaires, as well as six qualitative individual schooling profiles, outlined through the semi-structured interviews with the selected students and inspired in the Bernard Lahire analyses, which makes more lively and concrete that general framework previously established. This research points out the great diversity of these schools’ students regarding their schooling trajectories previous to EJA and their motivations and expectations related to their return to school, as well as the juvenilization of EJA, which is more pronounced in the school that offers it in the distance education form. Additionally, it indicates that the younger students of these adult education schools did not leave the so-called regular schools out as a result of a necessity to work full-time, but because of their rough schooling trajectories and their strategies to realize their schooling. Moreover, this paper’s conclusion attempts to point out few indications to improve the problematic way that EJA is being currently developed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAdult educationen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectAdult Education studentsen
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectRight to educationen
dc.subjectSociology of educationen
dc.titleA educação de jovens e adultos, suas formas de oferta e sujeitos : uma análise de duas distintas escolas de tal modalidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001098162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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