Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Maria Ivone dospt_BR
dc.contributor.authorSulczinski, Gabriela Paludopt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T02:31:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197421pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa consiste numa análise artístico-pedagógica a partir de um recorte de questões trabalhadas durante o processo de estágio docente, realizado pela pesquisadora. Desenvolveu-se uma análise das experiências do estágio pela prática de registros em um Diário de Bordo, o qual foi instrumento importante para as investigações do contexto escolar, bem como de um entendimento da formação docente em artes visuais. Nesse sentido, junto aos alunos do sétimo ano da Escola de Ensino Fundamental Monte Líbano, buscou-se construir estratégias metodológicas para o envolvimento com as questões do campo social e das produções culturais e artísticas que moldam o imaginário social. Partindo de algumas das práticas do projeto de ensino, delineou-se uma investigação acerca da importância de uma educação ético-crítica, pensada a partir de Paulo Freire, a qual envolveu o fazer e a experiência artística na formação individual e social dos alunos. Além de Freire, discutiu-se referenciais como Jorge Larrosa e Georges Didi-Huberman para desenvolver o pensamento a partir das imagens e sua dimensão crítica. A questão do mover-se no ato de formar-se construiu-se amparada a uma narrativa de experiências pontuais e formadoras da relação docente da pesquisadora. Acredita-se que a relevância desta pesquisa esteja em discutir o papel do licenciado em artes visuais no contexto da educação, no espaço escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis research consists of an artistic-pedagogical analysis based on a selection of matters approached during the process of teaching internship, carried out by the researcher. It was developed an analysis of the experiences of the internship by via records in a Log Diary, which was an important instrument for the investigation of the school context, as well as for an understanding of teacher formation in visual arts. In this sense, along with the seventh-year students of the Monte Líbano Elementary School, we sought to construct methodological strategies for engaging with social issues and cultural and artistic productions that shape the social imaginary. Starting from some of the practices of the teaching project, an investigation was delineated on the importance of an ethical-critical education, thought based on Paulo Freire, which involved the practice and the artistic experience in the student’s individual and social formation. In addition to Freire, discussions involving references such as Jorge Larrosa and Georges Didi-Huberman were issued, in order to develop a way thinking based on images and their critical aspect. The matter of moving (as in bodily movement) in the act of forming oneself was built based on a narrative of punctual experiences which are also formative of the researcher's teaching approach. It is believed by the author that the relevance of this research is to discuss the role of the licentiate in visual arts in the context of education in the school space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectVisual artsen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProdução culturalpt_BR
dc.subjectEthical-critical educationen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCultural productionsen
dc.subjectMove and formen
dc.titleTrânsitos do mover(-se) no ato de formar(-se) : proposições para o ensino da arte na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097899pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples